Autoridade do Fed vê rápida queda da inflação sem salto do desemprego

Publicado em 14/11/2023 16:08

(Reuters) - A inflação dos Estados Unidos está desacelerando no que poderia ser o ritmo mais rápido em pelo menos 40 anos, se não mais, com apenas um aumento limitado na taxa de desemprego, disse o presidente do Fed de Chicago, Austan Goolsbee, nesta terça-feira.

Goolsbee, em comentários preparadas para um evento do Clube Econômico de Detroit, disse que esse feito incomum nunca havia ocorrido nos EUA fora de uma guerra e está sendo impulsionado por uma recuperação na oferta após anos de apertos relacionados à Covid-19, um aumento na produtividade e expectativas de inflação bem ancoradas.

A maior queda em um ano não relacionada a uma guerra no índice de preços ao consumidor norte-americano no século passado foi uma baixa de mais de 4% de 1981 a 1982, disse ele, e em 2023 "podemos igualar ou até superar", afirmou Goolsbee. "E podemos fazer isso com uma taxa de desemprego que nunca passa de 4%."

O desemprego nos EUA em outubro subiu de 3,8% para 3,9% no mês anterior. Um relatório do Departamento do Trabalho dos EUA divulgado nesta terça-feira mostrou que o índice de preços ao consumidor subiu 3,2% em outubro em relação ao ano anterior, uma queda de mais de 3 pontos percentuais em relação a janeiro.

Embora alguns analistas alertem que o crescimento econômico de quase 5% no terceiro trimestre e os ganhos contínuos de emprego poderiam abrir caminho para a volta da inflação, os recentes desdobramentos positivos da oferta significam que "é possível ter números de grande sucesso sem aumentar as pressões inflacionárias", afirmou ele.

(Por Ann Saphir)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes