Ações da China caem, com os investidores aguardando mais medidas de apoio

Publicado em 22/11/2023 07:34 e atualizado em 22/11/2023 08:17

Por Summer Zhen

HONG KONG (Reuters) - As ações da China caíram e o mercado de Hong Kong teve pouca alteração nesta quarta-feira já que os investidores aguardavam mais estímulos para a economia chinesa, que está lutando para voltar a se firmar.

Os mercados também caíram depois que Wall Street fechou em baixa, após a ata do Federal Reserve mostrar que as autoridades concordaram em adotar uma abordagem cautelosa em relação ao aumento dos juros no futuro.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou com queda de 1,02%, enquanto o índice de Xangai perdeu 0,79%. O índice Hang Seng, de Hong Kong, ficou estável.

Assessores do governo chinês recomendarão metas de crescimento econômico para 2024 variando de 4,5% a 5,5% em uma reunião anual de autoridades, enquanto Pequim busca criar empregos e manter as metas de desenvolvimento de longo prazo no caminho certo, informou a Reuters.

Para atingir essas metas, Pequim precisaria aumentar o estímulo fiscal, disseram os assessores.

Todas as atenções estão voltadas para mais medidas de apoio na China nos próximos meses, para fortalecer o impulso da recuperação até 2024.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,29%, a 33.451 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG ficou estável, a 17.734 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,79%, a 3.043 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 1,02%, a 3.544 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,05%, a 2.511 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,61%, a 17.310 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,60%, a 3.114 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,07%, a 7.073 pontos.

(Reportagem de Summer Zhen)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dia do Agro: bancada articula avanço de projetos estratégicos para o setor produtivo
Dólar à vista fecha em alta de 0,86%, a R$5,0416 na venda
Ibovespa recua com exterior desfavorável e pesquisa eleitoral no radar
Vice-presidente dos EUA diz que houve "muito progresso" nas negociações com Irã
PL do Endividamento deverá ser votado nesta 4ª (20) no Senado como primeiro item da pauta
Trump diz que EUA podem atacar Irã novamente, mas que Teerã quer acordo