Confiança econômica da zona do euro aumenta em novembro

Publicado em 29/11/2023 08:52

BRUXELAS (Reuters) - A confiança econômica da zona do euro aumentou ligeiramente pelo segundo mês consecutivo em novembro, em linha com as expectativas, uma vez que uma modesta melhora no sentimento sobre o setor de serviços, varejo e entre os consumidores superou um declínio na confiança da indústria.

A pesquisa mensal da Comissão Europeia, divulgada nesta quarta-feira, mostrou que a confiança econômica nos 20 países que compartilham o euro subiu para 93,8 pontos, em comparação com os 93,5 de outubro, em dado revisado. Economistas consultados pela Reuters esperavam um aumento para 93,7 pontos.

A confiança de serviços, o maior setor da economia da zona do euro, aumentou contra as expectativas de um declínio, enquanto que no setor industrial a confiança recuou contra expectativas de uma melhora.

As expectativas de emprego diminuíram devido a planos menos otimistas entre os gerentes de serviços. Os planos da indústria e do varejo quase não foram alterados e os da construção foram mais otimistas.

As expectativas de inflação entre os consumidores diminuíram pelo segundo mês consecutivo, enquanto as expectativas de preços de venda entre os fabricantes caíram para uma mínima de três anos.

(Por Philip Blenkinsop)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BC projeta PIB mais forte em 2025 e 2026, vê inflação no centro da meta apenas em 2028
Minério de ferro amplia ganhos com melhora das margens do aço e reabastecimento
Índia lidará com excedente de açúcar com maiores exportações e destinação para etanol
Gleisi anuncia veto à dosimetria e ataca líder do governo no Senado, que rebate
Proposta aprovada moderniza regras para circulação de máquinas agrícolas no país
Comissão de Agricultura do Senado encerra 2025 com avanços e 28 propostas aprovadas