Mauro Vieira não vê risco de conflito armado entre Venezuela e Guiana, apesar de tensões

Publicado em 06/12/2023 08:20 e atualizado em 06/12/2023 09:41


Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) -O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse nesta quarta-feira ao chegar para um evento do Mercosul no Rio de Janeiro que, apesar do aumento das tensões entre Venezuela e Guiana, não vê riscos de um conflito armado entre os dois países que fazem fronteira com o Brasil.

O ministro demonstrou tranquilidade em relação à situação entre os dois países, mesmo com a elevação recente da temperatura.

"Não, em absoluto", disse à Reuters ao ser perguntado sobre se via a possibilidade da situação entre Venezuela e Guiana escalar para um conflito armado.

No domingo, os eleitores da Venezuela rejeitaram em um referendo a jurisdição da Corte Internacional de Justiça (CIJ) sobre a disputa territorial do país com a Guiana e apoiaram a criação de um novo Estado venezuelano na região de Essequibo, localizada em território guianense e potencialmente rica em petróleo.

A corte proibiu na sexta-feira a Venezuela de tomar qualquer medida que altere o status quo na área, que é objeto de um processo ativo perante a CIJ, mas o governo do presidente Nicolás Maduro prosseguiu com um referendo "consultivo" de cinco questões.

Em meio ao aumento das tensões, o Ministério da Defesa decidiu reforçar a presença militar brasileira na região da fronteira com Venezuela e Guiana e enviar blindados para um grupamento militar localizado em Boa Vista, capital de Roraima.

O governo da Guiana decidiu acionar o conselho de segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) após a elevação da tensão com a Venezuela. Maduro já exibiu um novo mapa do país, incluindo a área da Guiana que seria incorporada. O mapa será distribuído para instituições de ensino e de governo.

A secretaria do Itamaraty para América Latina e Caribe, Gisela Padovan, afirmou à Reuters nesta semana que o América do Sul têm condições de "desinflar" a tensão entre os dois países e que líderes do continente já estão participando das discussões com os dois países para evitar um tensionamento ainda maior.

Na segunda-feira, um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA disse que os Estados Unidos apoiam uma solução pacífica para a disputa de fronteira entre Venezuela e Guiana e acreditam que ela não pode ser resolvida por meio de um referendo.

(Edição Alberto Alerigi Jr. e Eduardo Simões)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dia do Agro: bancada articula avanço de projetos estratégicos para o setor produtivo
Dólar à vista fecha em alta de 0,86%, a R$5,0416 na venda
Ibovespa recua com exterior desfavorável e pesquisa eleitoral no radar
Vice-presidente dos EUA diz que houve "muito progresso" nas negociações com Irã
PL do Endividamento deverá ser votado nesta 4ª (20) no Senado como primeiro item da pauta
Trump diz que EUA podem atacar Irã novamente, mas que Teerã quer acordo