Ações caem após alta recente e preocupações econômicas pesam

Publicado em 07/12/2023 15:32

Por Khushi Singh e Ankika Biswas e Bansari Mayur Kamdar

(Reuters) - As ações europeias fizeram uma pausa nesta quinta-feira, após fortes ganhos recentes, enquanto dados da Alemanha aumentaram preocupações de que o setor industrial continuará a prejudicar a economia do país.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,27%, a 468,78 pontos, após atingir o maior patamar em mais de quatro meses na quarta-feira, enquanto o índice DAX de Frankfurt caiu 0,16%, a 16.628,99 pontos, depois de marcar um novo recorde na sessão anterior.

"É possível que vejamos uma pequena correção dada a alta exagerada", disse Daniela Hathorn, analista sênior de mercado da Capital.com. "De forma alguma este é um ponto de inflexão, já que ainda há mais impulso a ser dado."

Novos dados mostraram que a produção industrial alemã caiu inesperadamente em outubro, um dia depois da divulgação de números apontando que as encomendas à indústria na maior economia do bloco de 20 países também caíram inesperadamente no mês.

A agência europeia de estatísticas Eurostat confirmou sua estimativa de que o Produto Interno Bruto da zona do euro diminuiu 0,1% no terceiro trimestre do ano em comparação com os três meses anteriores.

Uma pesquisa da Reuters mostrou que a expectativa de economistas é que o BCE começará a cortar os juros no segundo trimestre do próximo ano, mais cedo do que se pensava anteriormente, conforme a economia entra em uma recessão curta e superficial no inverno europeu.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,02%, a 7.513,72 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,10%, a 7.428,52 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,67%, a 30.121,77 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 1,09%, a 10.146,00 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 1,22%, a 6.529,49 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Senado dos EUA confirma novo embaixador para o Brasil e outros indicados por Trump
Ibovespa fecha em queda com cena corporativa em foco; Petrobras PN cai 3%
STF julga recursos contra partes da decisão que anulou marco temporal
Dólar cai ante real após queda inesperada do emprego nos EUA
Taxas dos DIs fecham em baixa após dados fracos de emprego nos EUA
Trump retoma tentativa de demitir Lisa Cook, do Fed