ONS eleva previsão para carga de energia no Brasil a crescimento de 11,1% em dezembro

Publicado em 08/12/2023 12:16

SÃO PAULO (Reuters) - O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) elevou sua previsão para a carga nacional de energia em dezembro, passando a estimar agora um crescimento de 11,1% frente a igual mês de 2022, ante 9,5% previstos há uma semana, segundo boletim divulgado nesta sexta-feira.

O órgão fez um ajuste importante de sua estimativa de chuvas que chegarão a reservatórios de usinas hidrelétricas do Sul, prevendo agora afluências equivalentes a 231% da média histórica em dezembro, ante 187% esperadas há uma semana.

Já para os demais subsistemas, as projeções de chuvas foram reduzidas a 77% da média histórica no Sudeste/Centro-Oeste (ante 79% na semana anterior), 22% no Nordeste (ante 27%) e 50% no Norte (ante 58%).

O operador nacional do sistema elétrico brasileiro também estimou que os reservatórios de hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste chegarão ao final deste mês com 64,6% da capacidade, um pouco acima dos 64,1% previstos há uma semana.

(Por Letícia Fucuchima)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Índice STOXX 600 fecha estável com persistência de preocupações sobre valuations de tecnologia
STF forma maioria contra marco temporal para demarcação de terras indígenas
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$3,108 bi em dezembro até dia 12, diz BC
Lula dá ultimato à UE sobre acordo com Mercosul e diz que se pacto não sair agora endurecerá com europeus
Ibovespa amplia correção negativa em dia com vencimentos sem tirar juro e eleição do radar
Comissão aprova projeto que prevê porte de arma em imóvel rural