Produção manufatureira dos EUA aumenta em novembro

Publicado em 15/12/2023 11:41

WASHINGTON (Reuters) - A produção nas fábricas dos Estados Unidos aumentou em novembro, impulsionada por uma recuperação parcial na fabricação de veículos após o fim das greves do sindicato United Auto Workers (UAW) contra as três principais montadoras de Detroit.

A produção manufatureira aumentou 0,3% no mês passado, informou o Federal Reserve nesta sexta-feira. Os dados de outubro foram revisados para baixo, mostrando que a produção nas fábricas diminuiu 0,8% em vez de 0,7% como informado anteriormente.

Economistas consultados pela Reuters projetavam alta de em 0,4% em novembro.

O setor manufatureiro, que responde por 11,1% da economia, continua a ser prejudicado pelos custos mais altos dos empréstimos. Apesar da flexibilização das condições financeiras e das perspectivas de cortes na taxa de juros no próximo ano, é improvável que ocorra uma rápida melhora na produção das fábricas, em meio a sinais de que as empresas estão reduzindo os estoques em antecipação à demanda mais fraca.

O Federal Reserve manteve a taxa de juros na quarta-feira e sinalizou, em novas projeções econômicas, que o aperto histórico da política monetária ao longo dos últimos dois anos está chegando ao fim e que custos mais baixos de empréstimos estão previstos para 2024.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa amplia queda após eleição e fecha na mínima desde janeiro
Dólar à vista fecha em alta com preocupações sobre agenda econômica do governo
Taxas dos DIs sobem com temores sobre rumos da economia no novo governo Lula
Ações europeias recuam em meio a cautela por incerteza no Oriente Médio
Presidente do BC do Paraguai renuncia após procedimento de resolução para banco local
Negociadores de Ucrânia, Rússia e EUA se reunirão em Abu Dhabi nos dias 10 e 11 de novembro, diz Zelenskiy