Governo editará medidas para garantir segurança energética e tarifas justas, diz Silveira

Publicado em 15/12/2023 15:41

SÃO PAULO (Reuters) - O governo federal está trabalhando em medidas para o setor elétrico brasileiro que irão garantir segurança energética e modicidade das tarifas, disse o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, nesta sexta-feira.

Uma das primeiras ações nesse sentido será tomada na próxima segunda-feira, apontou Silveira, para quando está previsto o anúncio de medidas por "justiça" nas tarifas de energia no Amapá, que do contrário poderiam subir mais de 30%.

A agência reguladora Aneel segurou a revisão tarifária no Amapá prevista para entrar em vigor nesta semana para esperar a decisão do governo sobre o tema.

"O presidente Lula nos determinou achar uma saída para tentar minimizar aquela incoerência que temos no Brasil...", disse ele, citando que o Norte e o Nordeste são grandes produtores de energia e "têm as maiores tarifas do Brasil".

"Precisamos achar uma saída que não quebre contrato", afirmou Silveira após o leilão de transmissão desta sexta-feira.

Ainda segundo o ministro, outras medidas estão sendo avaliadas pelo governo no setor elétrico para trazer equilíbrio entre segurança energética e modicidade tarifária.

"Por isso estamos preparando as MPs, para que a gente tenha as políticas claras e necessárias para a transição energética", disse Silveira.

"Estamos selecionando: precisamos das térmicas? Até quanto de térmicas precisamos? Elas têm que ser inflexíveis ou podem ser flexíveis?", exemplificou.

(Por Letícia Fucuchima)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa amplia queda após eleição e fecha na mínima desde janeiro
Dólar à vista fecha em alta com preocupações sobre agenda econômica do governo
Taxas dos DIs sobem com temores sobre rumos da economia no novo governo Lula
Ações europeias recuam em meio a cautela por incerteza no Oriente Médio
Presidente do BC do Paraguai renuncia após procedimento de resolução para banco local
Negociadores de Ucrânia, Rússia e EUA se reunirão em Abu Dhabi nos dias 10 e 11 de novembro, diz Zelenskiy