Ações europeias caem após autoridades do BCE moderarem otimismo com corte de juros

Publicado em 18/12/2023 14:51

Por Khushi Singh e Ankika Biswas e Sruthi Shankar

(Reuters) - As ações europeias recuaram nesta segunda-feira depois de registrarem fortes ganhos nas últimas semanas, com a queda das ações do setor automobilístico e com comentários de autoridades do banco central, que atenuaram as apostas de cortes nas taxas de juros no próximo ano.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,27%, a 475,32 pontos, depois de registrar na sexta-feira sua primeira série de cinco semanas de ganhos desde abril.

Pressionando as ações e elevando os rendimentos dos títulos europeus, uma série de autoridades de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) rebateu as expectativas do mercado de que o banco central cortará as taxas de juros já em março.

Qualquer conversa sobre corte das taxas pelo BCE ainda é prematura, disse o chefe do banco central eslovaco, Peter Kazimir. O banco central precisará de pelo menos até a primavera para reavaliar sua perspectiva de política, segundo o membro do BCE Bostjan Vasle.

Os mercados acionários avançaram de forma generalizada na semana passada depois que o Federal Reserve deixou a taxa de juros inalterada, conforme esperado, e as projeções dos autoridades de política monetária para o próximo ano apontaram três cortes.

As montadoras de automóveis também pesaram nesta sessão, com a Mercedes Benz e o BMW Group caindo mais de 1% cada depois que o governo alemão decidiu encerrar um programa que pagava subsídios aos compradores de novos veículos elétricos.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,50%, a 7.614,48 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,60%, a 16.650,55 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,37%, a 7.568,86 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,44%, a 30.241,02 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,40%, a 10.054,90 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,66%, a 6.384,49 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Senado dos EUA confirma novo embaixador para o Brasil e outros indicados por Trump
Ibovespa fecha em queda com cena corporativa em foco; Petrobras PN cai 3%
STF julga recursos contra partes da decisão que anulou marco temporal
Dólar cai ante real após queda inesperada do emprego nos EUA
Taxas dos DIs fecham em baixa após dados fracos de emprego nos EUA
Trump retoma tentativa de demitir Lisa Cook, do Fed