Passagens aéreas são único item do IPCA que preocupa, diz Haddad

Publicado em 28/12/2023 10:57

(Reuters) - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feira que o único componente da inflação que está preocupando o governo são as passagens aéreas, que pressionaram o resultado do IPCA-15 de dezembro.

Dados de mais cedo mostraram que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), prévia do indicador usado como referência para a meta de inflação, acelerou alta para 0,40% em dezembro, com disparada de 9,02% das passagens aéreas.

Em coletiva de imprensa para anunciar novas medidas econômicas, como uma reoneração gradual da folha de pagamento, Haddad disse também que as iniciativas não melhoram o resultado primário projetado para 2024, mas só repõem perdas de arrecadação.

(Por Fernando Cardoso e Luana Maria Benedito, em São Paulo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Portos de grãos da Argentina operam normalmente após fim de greve
Expectativas sobre Oriente Médio ofuscam queda de SpaceX e AMD e Wall Street abre em alta
Acordo proposto para Estreito de Ormuz daria ao Irã controle do tráfego de entrada, dizem fontes
Setor de serviços do Brasil volta a contrair após 8 meses, mostra PMI
Argentina não reagirá ao rebaixamento das relações diplomáticas pelo Brasil
Rússia mata 17 pessoas em forte ataque com mísseis balísticos contra Ucrânia