Lula discutiu potencial acordo comercial Mercosul-Japão com premiê japonês, diz Planalto

Publicado em 10/01/2024 12:49

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discutiu nesta quarta-feira com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, a possibilidade de um acordo comercial entre o Mercosul e o país asiático, informou o Palácio do Planalto em comunicado.

De acordo com a nota, Lula recebeu telefonema de Kishida e também discutiu com o premiê japonês "o fortalecimento da parceria estratégica e do comércio entre Brasil e Japão, a presidência brasileira do G20 e a cooperação entre os dois países nos foros multilaterais em prol da paz, da democracia e da superação da pobreza".

"(Lula e Kishida) manifestaram intenção de que se realize, oportunamente, uma visita do líder japonês ao Brasil e conversaram também sobre a possibilidade de um acordo comercial entre Mercosul e Japão", afirma o comunicado.

O Mercosul vem mantendo negociações para finalizar um acordo comercial com a União Europeia após décadas de conversações, mas Lula disse anteriormente que quer que o bloco, formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai explore novas frentes de negociação com países asiáticos como China, Vietnã e Indonésia.

O bloco sul-americano recentemente chegou a acordos comercial e de investimento com Cingapura, o primeiro com uma nação asiática, e também tem em vista um acordo com a Coreia do Sul.

(Por Gabriel Araujo e Eduardo Simões)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil teve 2025 marcado pelo choque de juros, atenção às contas públicas e apoio fundamental do agro
Indonésia assina acordo de livre comércio com a União Econômica Eurasiática liderada pela Rússia
Ibovespa abre estável com baixa liquidez devido ao Natal
Dólar segue perto da estabilidade no Brasil apesar de queda no exterior
Mercado vê Selic a 12,25% em 2026, mostra Focus
Minério de ferro amplia ganhos com oferta restrita da BHP e produção mais firme de ferro-gusa