ONS reduz projeção para crescimento da carga de energia a 9,9% em janeiro

Publicado em 19/01/2024 11:50 e atualizado em 19/01/2024 12:27

 

SÃO PAULO (Reuters) - O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) reduziu sua estimativa para a carga de energia no Brasil em janeiro, ao mesmo tempo em que elevou a previsão para as chuvas que devem chegar a reservatórios das usinas hidrelétricas do Sul no mês.

Em boletim divulgado nesta sexta-feira, o órgão projeta crescimento de 9,9% da carga no Sistema Interligado Nacional (SIN) ante janeiro de 2023, a 82.009 megawatts médios (MWmed), abaixo dos 10,7% previstos na semana anterior.

Para as afluências do mês, o ONS elevou sua estimativa para o Sul a 120% da média histórica (ante 97% na previsão da semana anterior) e reduziu para o Norte (65%, ante 73%). Nos outros subsistemas, foram feitos ajustes menores nas previsões, com 64% para o Sudeste/Centro-Oeste (ante 66%) e 42% no Nordeste (ante 41%).

O órgão também estimou que a capacidade de armazenamento do Sudeste/Centro-Oeste, subsistema que é considerado a "caixa d'água" por concentrar os maiores reservatórios de hidrelétricas do país, alcançará 63,3% ao final de janeiro, ante 63,4% previstos na semana anterior.

(Por Letícia Fucuchima)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Irã diz que EUA violaram memorando para encerrar guerra ao restabelecer sanções sobre petróleo
Militares dos EUA lançam ataques contra Irã, afirma o Comando Central
Risco à navegação no Estreito de Ormuz sobe para “grave” após ataques a navios-tanque
Ibovespa fecha em queda pressionado por Vale, mas acima de 172 mil pontos; Petrobras sobe
Dólar fecha em alta ante real após EUA revogarem autorização para petróleo do Irã
Ações europeias fecham em queda sob peso de recuo do setor de tecnologia