Alckmin diz que é "natural" que Lula seja candidato à reeleição em 2026

Publicado em 24/01/2024 10:58 e atualizado em 24/01/2024 12:25

(Reuters) - O vice-presidente Geraldo Alckmin disse nesta quarta-feira que é "natural" que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja candidato à reeleição em 2026, ao mesmo tempo que evitou responder se deve repetir a chapa com Lula vencedora da eleição de 2022.

Em entrevista ao UOL, Alckmin disse que é esperado que, quando há possibilidade de reeleição, o atual ocupante do posto seja o candidato.

"O candidato natural é o presidente Lula. Onde tem reeleição, o candidato natural é o titular. Eu fui três vezes reeleito governador de São Paulo, é natural que o titular seja o candidato", disse.

Alckmin, no entanto, recorreu à sua famosa vertente de contador de histórias para evitar responder se repetirá a dobradinha com Lula, que está com 78 anos, na próxima disputa presidencial.

"Em Pindamonhangaba tinha um cinema, Cine São José e Cine Brasil. No domingo a gente ia no filme e tinha um seriado. Então estava no seriado e aí a mocinha do filme caía no precipício. Aí fechava a tela e dizia: 'volte domingo que vem'", respondeu.

Alckmin, que é filiado ao PSB e apoia a pré-candidatura da deputada federal Tábata Amaral (PSB-SP) à prefeitura de São Paulo na eleição municipal de outubro deste ano, foi indagado sobre a declaração do presidente na terça de que a disputa pelo comando da capital paulista será um embate entre Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Lula apoia o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), enquanto o atual prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), deve ter o apoio de Bolsonaro.

Ao contrário da fala de Lula, Alckmin fez a avaliação de que os temas locais são mais relevantes em uma disputa municipal do que eventuais apoios de figuras nacionais.

"Eleição municipal é local. Claro que os apoios, ter o aval, ter o apoio de alguém, uma recomendação, ajuda, mas não é o fator decisivo", afirmou.

(Reportagem de Eduardo Simões, em São Paulo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde