Economia da Alemanha tem contração no 4º trimestre e corre risco de recessão

Publicado em 30/01/2024 07:31

Por Rachel More

BERLIM (Reuters) - A economia da Alemanha encolheu nos últimos três meses de 2023, informou o departamento de estatísticas nesta terça-feira, com os economistas prevendo que a maior economia da Europa entrará em outra recessão técnica no primeiro trimestre de 2024.

O Produto Interno Bruto contraiu 0,3% no quarto trimestre em comparação com o trimestre anterior, em linha com as expectativas dos analistas, em linha com uma pesquisa da Reuters.

A economia alemã encolheu 0,3% ao longo do ano passado, devido à inflação persistente, aos altos preços da energia e à demanda externa fraca.

Entretanto, como o PIB estagnou no segundo e terceiro trimestres, a maior economia da zona do euro conseguiu evitar outra recessão técnica, comumente definida como dois trimestres sucessivos de contração.

Mas isso não deve durar muito, uma vez que o instituto Ifo projetou nesta terça-feira uma queda de 0,2% no PIB no primeiro trimestre de 2024.

"O consumo privado, com o qual os otimistas estão contando, decepcionou até o fim", disse Joerg Kraemer, economista do Commerzbank.

"A recente queda na produção industrial e o baixo nível do clima de negócios do Ifo indicam que a economia alemã também contraiu no primeiro trimestre", acrescentou.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde