FAO reconhece: Sobram produtos agricolas no mundo

Publicado em 17/11/2008 20:43
A produção mundial de cereais deverá alcançar 2,242 bilhões de toneladas na temporada 2008/2009, conforme estimativa divulgada pela FAO, braço da ONU para agricultura e alimentação. A safra está em fase de colheita no Hemisfério Norte e de plantio abaixo da Linha do Equador - inclusive no Brasil. Se confirmado, o volume projetado será 5,3% superior ao do ciclo 2007/2008 e marcará um novo recorde histórico.

A FAO destaca que, pela primeira vez nos últimos quatro anos, sua projeção para a produção é mais do que suficiente para atender à demanda prevista, uma vez que em 2007/2008 o superávit foi marginal.

Reflexo desse quadro mais confortável é a estimativa da agência da ONU para os estoques finais mundiais, que, tudo indica, também deverão aumentar. A demanda total ao longo da temporada 2008/2009 foi calculada em 2,197 bilhões de toneladas, 3,3% mais que na safra passada. Trata-se de um percentual de crescimento menor que o projetado para a produção, e esse descasamento resultou em estoques finais globais de 474 milhões de toneladas no ciclo atual, 9,4% maior.

Em tempos menos contaminados pelas movimentações financeiras nos mercados de commodities, a confirmação das previsões da FAO - que, em grande parte, dependerá do comportamento do clima no Hemisfério Sul nos próximos meses - significaria uma tendência de preços mais baixos dos alimentos pelo menos até o primeiro trimestre do próximo ano, e esta é uma grande preocupação desse braço das Nações Unidas.

Em 2007/2008, a disparada das cotações de produtos como trigo, soja, milho e arroz no mercado internacional, que atingiu o ápice no primeiro semestre deste ano, elevou o número de pessoas subnutridas no mundo para cerca de 923 milhões.

A recente queda de preços nas bolsas, segundo a FAO, ainda não chegou aos consumidores da maioria dos países. No longo prazo, a agricultura global enfrentará grandes desafios cujas soluções precisam começar a serem desenvolvidas agora.

Haverá menos terras e água disponíveis, menos investimentos em infra-estrutura rural e pesquisas agrícolas, aumento de custos de produção e mudanças climáticas. É neste cenário que mais de 9 bilhões de pessoas terão de ser alimentadas até 2050, conforme as projeções atuais, e para isso a oferta terá mais do que dobrar.


Fonte: Valor Econômico

Comentário de Telmo Heinen (Abrasgrãos):
FAO reconhece: Produção mundial de cereais superará demanda em 2008/2009 (Não é o que diziam há bem pouco tempo..., é uma turma de incomPTentes! Ninguém dá conta de comer tudo o que é produzido para cada um.)
Estoques finais globais são de 474 milhões de toneladas no ciclo atual.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário