Dólar fecha estável ante real após impulso vindo dos EUA

Publicado em 16/02/2024 17:21

Por Fabricio de Castro

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar à vista encerrou a sexta-feira mais uma vez praticamente estável ante o real, após ter se reaproximado pela manhã dos 5,00 reais, na esteira da divulgação de novos números de inflação nos Estados Unidos, que vieram acima do esperado.

A moeda norte-americana à vista fechou o dia cotada a 4,9675 reais na venda, em leve baixa de 0,02%. Na semana reduzida em função do Carnaval, o dólar acumulou alta de 0,16%.

Na B3, às 17:14 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 0,13%, a 4,9740 reais.

Como nas outras sessões desta semana, o dólar oscilou em margens bastante estreitas nesta sexta-feira, com agentes demonstrando cautela nos negócios a despeito de um certo reposicionamento dos investidores, no exterior, em relação ao futuro da política monetária nos Estados Unidos.

Pela manhã, o Departamento do Trabalho dos EUA informou que o índice de preços ao produtor(PPI, na sigla em inglês) para a demanda final aumentou 0,3% em janeiro, depois de uma queda revisada de 0,1% em dezembro. Economistas consultados pela Reuters previam alta de 0,1%, após uma queda de 0,2% relatada anteriormente. Nos 12 meses até janeiro, o índice subiu 0,9%, depois de ter avançado 1,0% em dezembro.

O PPI foi mais um indicador de preços, referente a janeiro, que veio acima do projetado pelo mercado. Além dele, o índice de preços ao consumidor (CPI), divulgado na terça-feira, e o índice de preços de importação, anunciado na quinta-feira, vieram acima das expectativas, lembrou Lais Costa, analista da Empiricus Research.

Com o anúncio do PPI, ocorrido às 10h30, os rendimentos dos Treasuries subiram e o dólar ganhou força ante diversas divisas no exterior, com investidores avaliando que o corte de juros pelo Federal Reserve pode ser adiado para o segundo semestre.

No Brasil, a moeda norte-americana à vista marcou a cotação máxima de 4,9902 reais (+0,43%) às 11h23, na esteira do movimento global.

“Quando bateu em 4,99 reais, o exportador vendeu bem (dólares) e houve desmonte de posições compradas (no mercado futuro)”, comentou o diretor da Correparti Corretora, Jefferson Rugik, lembrando que isso tem ocorrido sempre que as cotações se aproximam dos 5,00 reais.

As vendas de dólares nos mercados spot e futuro, somada à perda de força da divisa dos EUA também no exterior, fizeram a divisa à vista no Brasil marcar a mínima de 4,9602 reais (-0,17%) às 12h14.

No restante da sessão, o dólar oscilou próximo da estabilidade, com investidores mantendo posições antes do fim de semana prolongado nos EUA --em função do feriado do Dia do Presidente, o mercado norte-americano seguirá fechado na segunda-feira.

Às 17:14 (de Brasília), o índice do dólar --que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas-- subia 0,04%, a 104,300.

Pela manhã, o BC vendeu 13.000 dos 16.000 contratos de swap cambial tradicional ofertados para rolagem dos vencimentos de abril.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Comércio entre Colômbia e Equador cai com intensificação de guerra tarifária, dizem grupos empresariais
China diz que ONU deveria rever decisão sobre encerrar missão de paz no Líbano
Bolsonaro passa por cirurgia no ombro direito sem intercorrências, diz hospital
Casa Branca diz que hostilidade contra Irã se encerrou diante de prazo de autorização dos poderes de guerra
Síria depende do petróleo da Rússia apesar de estar se voltando para o Ocidente
Irã envia proposta de negociações com os EUA ao mediador Paquistão