Parlamentares discutem acordo entre Mercosul e Associação Europeia de Livre Comércio

Publicado em 21/03/2024 09:45

A Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) reúne-se nesta quinta-feira (21) para discutir as relações entre o Mercosul e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA). A reunião, marcada para as 10 horas no plenário 7 da ala Alexandre Costa, no Senado, contará com a participação de integrantes da associação.

Estabelecida em 1960, a EFTA é uma área de livre comércio atualmente integrada por Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça. De acordo com a representação brasileira, os quatro países têm juntos um PIB de cerca de US$ 1 trilhão e uma população de 13,5 milhões de pessoas. Eles estão entre os maiores PIBs per capita do mundo e têm mercado consumidor de grande relevância global.

Ainda segundo a representação, a EFTA possui 29 acordos comerciais já firmados. As negociações entre o Mercosul e a associação, iniciadas em 2017, chegaram a um acordo político (sem efeitos jurídicos) em 2019, após dez rodadas de negociação. O acordo inclui compromissos de acesso de bens e serviços aos respectivos mercados.

Apesar do acordo, permanecem indefinições em temas como desenvolvimento sustentável, acesso a mercado para produtos específicos (como vinhos), propriedade intelectual e regras de origem. Uma nova rodada de negociações está prevista para abril, na Argentina.

Parlasul
Composta por 27 deputados e 10 senadores, com igual número de suplentes, a Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul é presidida pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS).

O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) é o vice-presidente pelo Brasil no Parlasul. O senador Humberto Costa (PT-PE) é o vice-presidente do Senado no colegiado, e o deputado Celso Russomanno (Republicanos-SP) o vice-presidente da Câmara no Parlasul.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global