IGP-10 acelera queda em abril com alívio de commodities

Publicado em 16/04/2024 08:27

 

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) acelerou a queda para 0,33% em abril, ante baixa de 0,17% no mês anterior, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta terça-feira, destacando tendência de arrefecimento de algumas commodities.

Com esse resultado, o IGP-10 passou a acumular em 12 meses baixa de 3,81%. A expectativa em pesquisa da Reuters era de um recuo de 0,19% no mês.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60% do índice geral, caiu 0,56% em abril, acelerando as perdas ante 0,40% no mês anterior.

"Embora algumas commodities significativas no índice ao produtor, como a soja, estejam experimentando um aumento de preços, um amplo conjunto de outras commodities, incluindo minério de ferro, feijão e milho, apresenta uma tendência de queda", explicou André Braz, coordenador dos índices de preços.

Segundo ele, esse efeito também se espalhou para o varejo. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-10), que responde por 30% do indicador geral, desacelerou a alta para 0,21% em abril, de 0,48% antes.

Os destaques foram as desacelerações das altas dos grupos Transportes (0,87% para 0,19%) e Despesas Diversas (1,38% para 0,19%). O grupo Alimentação também perdeu fôlego, arrefecendo o avanço de 0,88% para 0,73%, enquanto o grupo Comunicação foi de avanço de 0,31% para baixa de 0,21%.

Educação, Leitura e Recreação intensificou sua queda de 1,49% para 1,72%, enquanto Vestuário (0,08% para 0,05%) e Habitação (0,55% para 0,54%) tiveram decréscimos mais comedidos em suas taxas de variação.

"Contudo, novas incertezas nos cenários doméstico e internacional poderiam reverter essa tendência de desaceleração, especialmente com um possível aumento nos preços dos combustíveis, afetando tanto o índice ao produtor quanto ao consumidor", advertiu Braz.

Seu comentário vem num momento de tensão conforme o mundo aguarda uma resposta de Israel ao primeiro ataque direto do Irã contra o país.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) acelerou a alta para 0,33%, de 0,27% no mês passado.

O IGP-10 calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência.

(Por Luana Maria Benedito)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street encerra em baixa por crescentes preocupações com inflação
Dólar sobe aos R$5,0664 puxado pelo cenário político no Brasil e pelo exterior
Ibovespa fecha em queda com ruído político local
Governo revisa regra que exigia publicação das margens de distribuidoras de combustíveis
Wall St cai na abertura com salto de rendimentos por preocupações com a inflação
Dólar supera R$5,05 pressionado por exterior e política local