Mercado indica perspectiva de afrouxamento monetário menor este ano, mostra Focus

Publicado em 16/04/2024 08:53

 

SÃO PAULO (Reuters) - Analistas consultados pelo Banco Central indicaram uma perspectiva de menor afrouxamento monetário neste ano na pesquisa Focus divulgada nesta terça-feira, vendo ao mesmo tempo menos menos inflação e mais crescimento em 2024.

A mediana das projeções aponta para a taxa básica de juros a 9,13% no final deste ano, primeiro aumento depois de 15 semanas apontando a Selic a 9,0%. Para 2025 a taxa segue sendo calculada em 8,50%.

A mudança vem na esteira de alertas do BC sobre o cenário de aumentos de preços, apontando maior preocupação com uma possível pressão de salários sobre e citando maior incerteza sobre a dinâmica de queda da inflação doméstica.

O BC decidiu no mês passado fazer nova redução de 0,50 ponto percentual na taxa Selic, a 10,75% ao ano, mas encurtou sua indicação sobre cortes futuros ao citar uma ampliação de incertezas, afirmando que sua diretoria antevê corte na mesma intensidade apenas na próxima reunião, em maio.

O Focus, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, apontou ainda que a expectativa para a alta do IPCA caiu 0,05 ponto percentual para este ano, a 3,71%. Mas a conta para o ano que vem aumentou em 0,03 ponto, a 3,56%. Para os dois anos seguintes a alta do IPCA segue sendo calculada em 3,50%.

O centro da meta oficial para a inflação em 2024, 2025 e 2026 é de 3,00%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

Para o Produto Interno Bruto (PIB), a estimativa de crescimento em 2024 subiu a 1,95%, de 1,90% na semana anterior, permanecendo em 2,0% para 2025.

(Por Camila Moreira)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street encerra em baixa por crescentes preocupações com inflação
Dólar sobe aos R$5,0664 puxado pelo cenário político no Brasil e pelo exterior
Ibovespa fecha em queda com ruído político local
Governo revisa regra que exigia publicação das margens de distribuidoras de combustíveis
Wall St cai na abertura com salto de rendimentos por preocupações com a inflação
Dólar supera R$5,05 pressionado por exterior e política local