Brasil pode entrar em recessão, diz Morgan Stanley

Publicado em 02/12/2008 10:48

A economia brasileira pode se contrair durante dois trimestres consecutivos no final de 2008 e no início de 2009, entrando em uma "recessão técnica", afirmou o Morgan Stanley nesta segunda-feira.

O banco de investimento, um dos primeiros a mencionar a possibilidade de recessão no País, espera atualmente que o Brasil cresça cerca de 2% no próximo ano. O banco afirmou, no entanto, que uma perspectiva externa mais pessimista impõe riscos negativos a sua previsão de 2009.

"Um número próximo de zero não pode ser descartado", afirmou o economista Marcelo Carvalho do Morgan Stanley em nota, acrescentando que o Brasil "pode cair em uma recessão técnica nos próximos trimestres".

"Nós suspeitamos que o debate local nos próximos três a seis meses envolverá a questão sobre se o Brasil já está em recessão - e como fará para sair dela", afirmou ele.

Carvalho argumenta que o recente crescimento brasileiro foi fortemente apoiado em corte de juros facilitados pelo fortalecimento do real, que ajudou a desacelerar a inflação.

Mas o real se enfraqueceu mais de 20% frente ao dólar desde o começo do ano, com investidores vendendo seus ativos em países emergentes para cobrir perdas em outros mercados.

Governo
De acordo com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, o País deve crescer 3,5% no ano que vem. Para 2008, a estimativa do ministro é que o PIB brasileiro avance cerca de 5%.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB brasileiro já cresceu 6,1% no primeiro semestre de 2008 em relação ao mesmo período de 2007.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Site Terra

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário