Crescimento abaixo do esperado dos EUA pode ser revisado para cima e inflação vai diminuir, diz Yellen

Publicado em 25/04/2024 13:49 e atualizado em 25/04/2024 15:17

Por Alessandra Galloni

WASHINGTON (Reuters) - O crescimento econômico dos Estados Unidos no primeiro trimestre pode ser revisado para cima e a inflação cairá para níveis mais normais, disse à Reuters nesta quinta-feira a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, depois que um conjunto de fatores "peculiares" manteve a economia norte-americana em seu desempenho mais fraco em quase dois anos.

"A economia dos EUA continua a ter um desempenho muito, muito bom", disse Yellen em uma entrevista à Reuters, em resposta à estimativa inicial do Departamento de Comércio dos EUA para o Produto Interno Bruto do país de janeiro a março, substancialmente mais fraca do que o esperado.

O relatório mostrou que a economia dos EUA cresceu a uma taxa anualizada de 1,6% -- abaixo dos 2,4% estimados pelos economistas e menos da metade do ritmo no quarto trimestre de 2023 -- graças a pressões substanciais do comércio e dos estoques privados.

"O que mais me chama a atenção é a força dos gastos do consumidor e dos gastos com investimentos", disse Yellen. "Esses dois elementos da demanda final ficaram em linha com a taxa de crescimento do ano passado... portanto, essa é a força subjacente da economia dos EUA, que mostrou uma força robusta contínua e uma economia funcionando em todos os cilindros."

"O número cheio ficou um pouco fora do esperado, mas por razões peculiares e não indicativas da força subjacente."

O relatório do PIB também confirmou evidências anteriores de que o progresso na redução da inflação foi prejudicado nos primeiros três meses do ano. Yellen, no entanto, disse que não vê isso como uma indicação de que outras áreas da economia -- o mercado de trabalho em particular -- precisem enfraquecer para que a inflação volte à meta de 2% do Fed.

"Para mim, os dados dizem que estamos em uma trajetória descendente para a inflação", disse.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Alckmin diz que etanol foi único tema explícito em negociação com EUA
Ibovespa fecha quase estável com Petrobras atenuando pressão de bancos
Exterior conduz alta do dólar ante o real em dia de busca por segurança
Lula diz que só falará de tarifaço após manifestação de Trump e que ninguém vencerá o Brasil mentindo
Tarifa de 25% dos EUA sobre produtos brasileiros amplia incertezas para exportadores e reforça necessidade de diversificação de mercados
Durigan diz que não cabe falar em retaliação aos EUA por tarifas, mas governo avalia reciprocidade