União Européia prevê acordo sobre Rodada Doha ainda em 2008

Publicado em 02/12/2008 18:17

A comissária de Comércio da União Européia (UE), Catherine Ashton, disse nesta terça-feira que "podem ser solucionados" os assuntos pendentes para que se chegue a um acordo, ainda este mês, sobre a Rodada Doha, cujo objetivo é a liberalização do comércio mundial.

Ashton afirmou, diante do Parlamento Europeu, que cada vez são maiores as possibilidades de que aconteça uma reunião ministerial este mês para tentar impulsionar um pacto entre os membros da OMC (Organização Mundial do Comércio) para a abertura dos mercados mundiais.

A negociadora da UE nessas reuniões discursou perante a comissão de comércio internacional do PE depois de se reunir em Genebra (Suíça) com o diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, e com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

"A situação política nos leva a uma reunião ministerial nas próximas semanas. Está aberto se vai se realizar ou não, mas aumentam as possibilidades a favor, nem o negociador mais obstinado de Genebra pode ignorar as opiniões unânimes das últimas semanas, em várias cúpulas" a favor de um acordo, afirmou Ashton.

A comissária indicou também que os textos para as negociações sobre os mercados agrícolas e industriais serão apresentados na próxima semana em Genebra e que os assuntos que ainda ficam sobre a mesa "podem se resolver".

Ela insistiu no valor de um pacto sobre a Rodada Doha --que começou em 2001-- na situação atual de crise econômica, na qual aumentam as "pressões protecionistas" e as empresas "têm incerteza". "Devemos dar certas garantias sobre os regimes tarifários que (as empresas) terão pela frente em seus mercados de exportação e podemos fazer isso com Doha."



Fonte: EFE

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
EFE

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário