Mantega diz que governo manterá geração de emprego no país

Publicado em 04/12/2008 19:02

O ministro Guido Mantega disse nesta quinta-feira que o governo continuará agindo para evitar um aumento do desemprego no país.

"Nós ainda vamos continuar gerando emprego e tomando as medidas para que a economia não deixe de crescer", disse Mantega.

Em reportagem da Folha desta quinta-feira, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, admitiu aumento do desemprego no primeiro trimestre de 2009, apesar dos números recordes de geração de empregos formais registrados neste ano. Segundo o ministro, os primeiros setores a já mostrarem retração são automotivo e construção.

As declarações sucedem o anúncio das gigantes industriais Vale do Rio Doce e Votorantim de demissão e férias coletivas de funcionários em conseqüência da crise econômica.

A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) também disse hoje que o governo tem os "instrumentos" para impedir o aumento do desemprego.

Sem adiantar as medidas que poderão ser anunciadas pelo governo para conter o desemprego, Dilma afirmou que a geração de empregos é conseqüência do crescimento econômico.

"São várias medidas. Ninguém mantém emprego de forma artificial, você mantém se você manter a economia crescendo."

A ministra afirmou, porém, que as medidas vão depender de variáveis econômicas e não penas de negociações com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).



Fonte: Folha Online

Fonte: Folha Online

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA