Economia do Japão contrai-se mais do que previsto de julho a setembro

Publicado em 09/12/2008 11:01
A economia japonesa contraiu-se entre julho e setembro mais do que o estimado inicialmente, informou o Departamento de Gabinete do país nesta terça-feira. O Produto Interno Bruto (PIB) encolheu em termos reais a uma taxa anualizada de 1,8% no trimestre até setembro. Inicialmente, a previsão era de que a economia tinha recuado 0,4% no intervalo.

Vale notar que a economia japonesa entrou em recessão nos três meses até setembro, com o PIB declinando 0,5% em relação ao trimestre antecedente. Uma recessão é comumente definida por dois trimestres consecutivos de contração da economia.

Para o ministro da Economia e Política Fiscal do Japão, Kaoru Yosano, o resultado de julho a setembro mostra que as exportações japonesas foram afetadas pela crise financeira global.

Em conversa com a imprensa, o ministro comentou que o governo deve tomar mais medidas para impulsionar a economia, como investimentos em projetos públicos.

Em uma base nominal, o PIB do Japão diminuiu 0,7% no trimestre até setembro em comparação com os três meses anteriores e caiu 2,7% a uma taxa anualizada entre julho e setembro.

Na semana passada, o Japão elevou sua estimativa para o crescimento econômico em 2007 fiscal, de 1,7% para 1,9%, citando um aumento no investimento em bens de capitais.
Fonte: site Uol

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confederação de municípios estima prejuízos acima de R$ 4,6 bi no RS
Enchentes afetam abastecimento de combustíveis no RS; refinaria da Petrobras "sem acesso"
BC suspende medidas executivas contra devedores do Rio Grande do Sul por 90 dias
Brasil diz que fechou acordo com Paraguai sobre tarifa de Itaipu
Ações europeias fecham em picos recordes com impulso do setor financeiro