Dívida bruta do Brasil sobe a 76,0% do PIB em abril, superávit do setor público fica abaixo do esperado

Publicado em 29/05/2024 08:52

SÃO PAULO (Reuters) -A dívida bruta do Brasil registrou alta em abril, quando o setor público consolidado apresentou superávit primário bem mais fraco do que o esperado, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira pelo Banco Central.

A dívida pública bruta do país como proporção do PIB fechou abril em 76,0%, contra 75,7% no mês anterior. Já a dívida líquida foi a 61,2%, de 61,1%.

O resultado da dívida líquida ficou acima da expectativa em pesquisa da Reuters de 61,0%.

Em abril, o setor público consolidado registrou um superávit primário de 6,688 bilhões de reais, bem abaixo da expectativa de economistas consultados em pesquisa da Reuters de um saldo positivo 14,8 bilhões de reais.

O desempenho mostra que o governo central teve superávit de 8,762 bilhões de reais, enquanto Estados e municípios registraram déficit primário de 1,377 bilhão de reais e as estatais tiveram saldo negativo de 698 milhões de reais, mostraram os dados do Banco Central.

(Por Camila MoreiraEdição de Eduardo Simões)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em leve alta com baixa liquidez e foco na política
Trump diz que Zelenskiy "não tem nada até que eu aprove"
Dólar tem leve alta reagindo ao cenário político e aos leilões do BC
Zelenskiy vai conversar com Trump sobre fim da guerra na Ucrânia no domingo
Brasil tem fluxo cambial negativo de US$3,363 bi em dezembro até dia 19, diz BC
Wall St se mantém perto de picos recordes em sessão pós-Natal