ONS prevê chuvas abaixo da média histórica em hidrelétricas do Sul em junho

Publicado em 29/05/2024 12:42 e atualizado em 29/05/2024 14:25

SÃO PAULO (Reuters) - O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estimou nesta quarta-feira que as chuvas que deverão chegar às usinas hidrelétricas do Sul em junho ficarão abaixo da média histórica do mês.

A previsão de diminuição das chuvas na região, para 93% da média, vem após afluências muito elevadas em maio, que superaram 200% da média, e que no Rio Grande do Sul levaram a enchentes e devastação.

O órgão também estimou chuvas abaixo da média nos demais subsistemas do país, atingindo 53% da média no Sudeste/Centro-Oeste, 40% no Nordeste e 70% no Norte.

O ONS estimou ainda que os reservatórios de hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste, que concentram a capacidade de armazenamento das usinas no país, deverão chegar ao nível de 67,8% ao final de junho, contra 71,1% verificados nesta quarta-feira.

Já para a carga nacional de energia elétrica, o operador elétrico projetou crescimento de 6,2% ante junho de 2023, a 75.821 megawatts médios (MWm).

(Por Letícia Fucuchima)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street abre em alta após relatório de inflação de agosto
Ibovespa recua com dados de inflação em foco
Mendonça abriu inquérito contra Flávio por corrupção, lavagem de dinheiro e evasão em caso "Dark Horse"
Ala do STF avalia que retirada de sigilo pode adiar julgamento sobre Moraes
Jovem Pan: PF diz que Vorcaro sabia de investigação antes de operação que o prendeu
Ações da China e de Hong Kong encerram semana em baixa por preocupações com juros do Fed