Lula diz que PIB cresceu mais que o previsto por "negacionistas"

Publicado em 05/06/2024 12:23 e atualizado em 05/06/2024 13:18

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira que o Produto Interno Bruto (PIB) do país no primeiro trimestre deste ano cresceu mais do que o previsto por aqueles que chamou de "negacionistas".

"A nossa imprensa que, quem escreve editorial errou mais uma vez, quem faz a primeira página dos jornais tem errado mais uma vez, alguns comentaristas têm errado, porque surpreendentemente o PIB cresceu mais que do que os negacionistas divulgaram pela imprensa. E vai continuar crescendo mais", disse Lula aos jornalistas antes de se retirar de um evento para anúncio de medidas ambientais para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Na terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o Brasil retomou o crescimento no início de 2024 com expansão de 0,8% no primeiro trimestre sobre os três meses anteriores, em um resultado impulsionado pelo consumo das famílias e pelos investimentos, e, do lado da produção, por serviços e agropecuária.

O resultado do PIB no primeiro trimestre representa uma recuperação depois de queda de 0,1% no quarto trimestre, em dado revisado de uma estagnação informada antes. Também ficou em linha com a expectativa em pesquisa de Reuters de um avanço de 0,8%.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu e Eduardo Simões)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump ameaça processar Powell, do Fed, e anunciará seu substituto em janeiro
Índices de Wall Street fecham em baixa com queda de ações de tecnologia antes do Ano Novo
Ibovespa fecha em queda com ajustes em pregão de liquidez reduzida
Bolsonaro ficará internado até 1º de janeiro se não houver novas intercorrências, diz médico
Trump diz que EUA atacarão novamente se Irã estiver reconstruindo programa nuclear
Dólar à vista fecha em alta com exterior em sessão de menor liquidez nos mercados