Ibovespa titubeia com desconforto fiscal

Publicado em 13/06/2024 10:11 e atualizado em 13/06/2024 11:08

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa não mostrava uma direção definida nesta quinta-feira, após renovar mínimas do ano na véspera, enquanto persistem preocupações com o cenário fiscal no país, embora as ações da Vale fornecessem uma contribuição positiva relevante.

Por volta de 10h50, o Ibovespa cedia 0,09%, a 119.824,2 pontos. O volume financeiro somava 2,47 bilhões de reais.

Na visão da equipe da corretora Commcor, há uma crescente desconfiança fiscal, bem como percepção do mercado que o capital político do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem sido desidratado em meio aos últimos acontecimentos.

Em Nova York, o S&P 500 mantinha o viés positivo mesmo após bater máximas históricas na véspera, com acréscimo de 0,15%, enquanto o rendimento do Treasury de 10 anos recuava a 4,281%, de 4,295% na véspera.

DESTAQUES

- VALE ON era negociada em alta de 0,75%, acompanhando a recuperação dos preços futuros do minério de ferro na China, onde o contrato mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian encerrou as negociações do dia com alta de 0,93%, a 817 iuans (112,67 dólares) a tonelada.

- PETROBRAS PN perdia 0,45%, mesmo após fechar na véspera com uma queda de mais de 2%. No pano de fundo, o barril de petróleo Brent era transacionado com variação positiva de 0,13%, a 82,71 dólares.

- B3 ON caía 2,69%, tendo no radar números operacionais de maio divulgados na véspera, com analistas do Safra avaliando que as ações devem continuar pressionadas no curto prazo, considerando o cenário internacional e incertezas sobre volumes.

- ITAÚ UNIBANCO PN mostrava acréscimo de 0,29%, enquanto BRADESCO PN tinha variação positiva de 0,97%.

- RAÍZEN PN avançava 1,87%, acompanhada de perto pela ação da sua holding COSAN ON, que subia 1,22%.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar fecha no maior valor do ano e acumula alta de 9,15% na semana pós-eleição
Ibovespa tem pior semana desde a pandemia com ajustes pós-eleição
Taxas dos DIs encerram semana com altas acumuladas de mais de 250 pontos-base após vitória de Lula
Debate sobre ajuste fiscal esbarra em resistências de aliados de Lula na largada
Ações europeias recuam por preocupações com IA ao fim de melhor mês desde junho
Ibovespa recua com exterior reforçando ajuste negativo pós-eleição