Juscelino será afastado do ministério se for denunciado pela PGR, diz Lula

Publicado em 26/06/2024 10:20

(Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira que irá afastar do cargo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, caso ele seja denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Juscelino teve um indiciamento encaminhado pela Polícia Federal ao Supremo Tribunal Federal (STF), que será avaliado pela PGR -- a quem cabe decidir se ele será denunciado.

Fontes da PF disseram à Reuters que o ministro foi indiciado por suspeita dos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa, em investigação que apura desvio de recursos públicos em obras da estatal federal Codevasf.

Ele é o primeiro integrante do primeiro escalão no terceiro mandato do governo do presidente Lula a se tornar, já no exercício do cargo de ministro, formalmente suspeito de ter cometido crimes após a conclusão de uma investigação realizada por um órgão vinculado ao próprio governo.

Juscelino nega as acusações e disse que sua inocência será comprovada ao final do caso, e espera que o amplo direito de defesa e a presunção de inocência sejam respeitados.

(Por Fernando Cardoso e Eduardo Simões, em São Paulo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Expectativas sobre Oriente Médio ofuscam queda de SpaceX e AMD e Wall Street abre em alta
Acordo proposto para Estreito de Ormuz daria ao Irã controle do tráfego de entrada, dizem fontes
Setor de serviços do Brasil volta a contrair após 8 meses, mostra PMI
Argentina não reagirá ao rebaixamento das relações diplomáticas pelo Brasil
Rússia mata 17 pessoas em forte ataque com mísseis balísticos contra Ucrânia
Ações da China atingem maior cotação da semana com alta das ações do setor de chips