Alta dos preços ao produtor no Brasil desacelera em maio mas taxa em 12 meses passa a subir

Publicado em 27/06/2024 09:31

SÃO PAULO (Reuters) - O avanço dos preços ao produtor no Brasil desacelerou em maio mas ainda assim o índice acumulado em 12 meses passou a subir depois de 14 resultados negativos, informou Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira.

Em maio, o Índice de Preços ao Produtor (IPP) registrou avanço de 0,45%, de uma alta de 0,67% no mês anterior.

O resultado levou o índice acumulado em 12 meses a uma alta de 0,17%, de queda de 3,15% em abril, marcando a primeira leitura positiva desde fevereiro de 2023.

Entre as 24 atividades analisadas, o IBGE apontou que 15 apresentaram alta de preço em maio frente ao mês anterior. As quatro variações mais intensas foram em indústrias extrativas (-4,98%); máquinas, aparelhos e materiais elétricos (1,91%); alimentos (1,88%); e vestuário (1,76%).

Já as principais influências para o resultado do mês partiram de alimentos (+0,45 pontos percentuais), indústrias extrativas (-0,25 p.p.), metalurgia (+0,09 p.p) e papel e celulose (+0,06 p.p).

“Vale destacar que o setor de alimentos, que apresentou variação de 1,88%, maior resultado desde outubro de 2023, foi influenciado principalmente por resíduos da extração de soja, leite e arroz, enquanto açúcar apresentou uma queda mais acentuada de preço”, disse o gerente de análise e metodologia do IBGE, Alexandre Brandão.

“No caso de resíduos de soja, há uma demanda internacional forte, que se alia a uma depreciação do real que vem ocorrendo”.

Ele explicou ainda que, no caso do arroz, as inundações no Rio Grande do Sul causaram problemas de logística para que o produto saísse do Estado, impulsionando a alta dos preços.

O IPP mede a variação dos preços de produtos na “porta da fábrica”, isto é, sem impostos e frete, de 24 atividades das indústrias extrativas e da transformação.

(Por Camila Moreira)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rússia mata 17 pessoas em forte ataque com mísseis balísticos contra Ucrânia
Ações da China atingem maior cotação da semana com alta das ações do setor de chips
Lula mantém liderança sobre Flávio Bolsonaro em eventual 2º turno; vantagem diminui, mostra Genial/Quaest
Dólar fecha em alta ante real antes de anúncio de sanção dos EUA a embaixadora brasileira
Ibovespa fecha em queda com Itaú e Petrobras após superar 180 mil pontos
Lula e Putin discutem diesel, fertilizantes e cooperação estratégica, diz Planalto