Ibovespa fecha quase estável com ajuda de NY e exportadoras em meio a receios fiscais

Publicado em 02/07/2024 17:10 e atualizado em 02/07/2024 17:55

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou com um acréscimo marginal nesta terça-feira, favorecido pelo avanço nos pregões em Wall Street e queda nos rendimentos dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos, enquanto preocupações com as políticas fiscal e monetária no Brasil voltaram a minar o sentimento dos agentes financeiros.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa encerrou com variação positiva de 0,06%, a 124.787,08 pontos, após chegar a 125.490,73 pontos no melhor momento e a 124.310,24 pontos na mínima do dia, em desempenho ainda ajudado pelo avanço de exportadoras.

O volume financeiro somou 20 bilhões de reais.

A falta de sinalizações de medidas efetivas para melhorar as contas públicas combinada com incertezas sobre o próximo presidente do Banco Central, uma vez que o mandato de Roberto Campos Neto termina ao final deste ano, têm mantido os ativos locais pressionados, com o dólar chegando a superar 5,70 reais.

Agentes no mercado citaram como um fator negativo declarações da ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmando que o governo ainda precisa decidir sobre a necessidade contingenciamentos, mas que no momento não vê necessidade.

Na visão do analista Régis Chinchila, da Terra Investimentos, a fala corrobora o mau humor dos últimos dias com tensão crescente entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o titular do BC em um ambiente de aumento nas preocupações fiscais.

"A percepção de que o governo não está preocupado em cortar gastos deixa o investidor bem preocupado com a meta fiscal", acrescentou.

Nesta terça-feira, ainda pela manhã, Lula voltou a criticar a atuação do BC e de Campos Neto, enquanto também afirmou que fará "alguma coisa" para conter a valorização do dólar ante o real.

Campos Neto, por sua vez, em outro evento, disse que o aumento de ruídos relacionados às expectativas para as políticas fiscal e monetária colaborou para a decisão da autoridade monetária de pausar o ciclo de cortes na taxa básica de juros.

Em meio ao clima mais adverso no mercado, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a melhor maneira de conter a desvalorização do real ante o dólar é melhorar a comunicação sobre o arcabouço fiscal e a autonomia do BC. Ele negou a possibilidade de o governo mexer no IOF em operações de câmbio.

De acordo com o sócio e advisor da Blue3 Luis Gustavo Montagnini, a incerteza fiscal continua elevando os prêmios de risco do país. Ele avalia que uma melhora, principalmente na taxa de câmbio, só deve ocorrer quando Lula e Haddad adotarem atitudes "equilibradas e coerentes".

Estrategistas do UBS cortaram a recomendação das ações brasileiras em seu portfólio de mercados emergentes para "neutra", citando que a situação política -- e o correspondente impacto na performance fiscal -- poderá pesar sobre o sentimento dos investidores no curto prazo.

"O mercado brasileiro está barato e o índice geralmente é beneficiário dos preços mais elevados do petróleo. No entanto, surpresas negativas consistentes do lado macroeconômico e incertezas em torno da disciplina fiscal poderão continuar a pesar no mercado", afirmaram em relatório a clientes.

No exterior, os rendimentos dos Treasuries recuaram, com o yield do título de 10 anos marcando 4,4336% no final do dia, de 4,479% na véspera, após comentários do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, de que a política monetária está mais próxima do ponto em que cortes nos juros são apropriados.

Em Nova York, o sinal positivo também prevaleceu, com o S&P 500 encerrando o dia com elevação de 0,62%.

DESTAQUES

- MINERVA ON avançou 2,39%, em dia positivo para empresas de proteínas na bolsa paulista, com MARFRIG ON subindo 2,23%, BRF ON fechando em alta de 2,56% e JBS ON ganhando 0,4%. As companhias tendem a se beneficiar da valorização do dólar dada a participação relevante de exportações em suas receitas. Além disso, Lula defendeu que a carne seja incluída na cesta básica -- e com isso tenha imposto menor ou não precise pagar.

- SLC AGRÍCOLA ON terminou com acréscimo de 2,35%, ainda embalada por noticiário recente, incluindo aumento do valor de suas terras entre 2023 e 2024, além do efeito da alta na taxa de câmbio, umas vez que se trata de uma das maiores produtoras agrícolas do Brasil. Na véspera, analistas do Santander também elevaram o preço-alvo para as ações de 22 reais para 27 reais, reiterando recomendação "outperform".

- PETROBRAS PN fechou em baixa de 0,31%, conforme o barril de Brent perdeu o fôlego e fechou em queda de 0,4%. Analistas também publicaram relatórios nesta sessão citando encontro com executivos da empresa, incluindo a nova CEO. O Citi afirmou que permanece no modo "esperar para ver" para a Petrobras, mas destacou que a sinalização da nova administração é de ela está focada em manter o alto nível de governança corporativa.

- PETRORECONCAVO ON encerrou com acréscimo de 5,49%, apesar da fraqueza no Brent, com a agenda incluindo dados da ANP mostrando que a produção de petróleo no Brasil subiu em maio pela primeira vez em seis meses. PRIO ON valorizou-se 1,42% e 3R PETROLEUM ON subiu 0,83%.

- ITAÚ UNIBANCO PN subiu 1,3%, após duas quedas seguidas, assegurando o sinal positivo do Ibovespa, enquanto BRADESCO PN terminou com variação negativa de 0,19%.

- VALE ON caiu 0,33%, apesar do avanço nos futuros do minério de ferro na China, em meio a ajustes após a ação subir nas últimas quatro sessões, período em que acumulou um ganho de mais de 4%. A mineradora informou nesta terça-feira que seu conselho de administração buscará recompor seu quadro "de forma célere", após duas renúncias em menos de quatro meses terem deixado o colegiado com menos conselheiros independentes do que o exigido pelas regras internas da companhia.

- CVC BRASIL ON desabou 7,69%, em meio a uma combinação de juros futuros em alta e valorização do dólar ante o real.

- SÃO MARTINHO ON perdeu 4,79%, tendo como pano de fundo relatório do analista Gabriel Barra, do Citi, enviado a clientes na noite de segunda-feira, cortando a recomendação dos papéis para "neutra" ante "compra", enquanto o preço-alvo permaneceu em 37 reais.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street encerra em baixa por crescentes preocupações com inflação
Dólar sobe aos R$5,0664 puxado pelo cenário político no Brasil e pelo exterior
Ibovespa fecha em queda com ruído político local
Governo revisa regra que exigia publicação das margens de distribuidoras de combustíveis
Wall St cai na abertura com salto de rendimentos por preocupações com a inflação
Dólar supera R$5,05 pressionado por exterior e política local