Dados ruins nos EUA fazem preço do petróleo recuar 2,5%

Publicado em 30/12/2008 23:58

O preço do petróleo no mercado nova-iorquino recuou nesta terça-feira, com os investidores preocupados com a série de más notícias sobre a economia americana. A possibilidade de redução dos ataques israelenses na faixa de Gaza também colaboraram para a redução.

Na Nymex (New York Mercantile Exchange), o barril de petróleo leve tipo WTI para entrega em fevereiro fechou cotado a US$ 39,03, com queda de 2,47%.

O indicador que mais preocupou o mercado de commodities foi o da confiança do consumidor americano, que caiu em dezembro para o nível mais baixo desde que o indicador foi criado, em 1967. O índice ficou em 38 pontos em dezembro, contra 44,7 pontos no mês passado. O resultado foi muito pior que o esperado pelos analistas: eles previam que fosse subir levemente até 45 pontos.

Já os preços de imóveis nos EUA caíram 18% em outubro na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo o índice Standard & Poors/Case-Shiller. Trata-se da pior queda registrada por esse indicador desde 2000, que leva em conta os preços coletados em 20 áreas metropolitanas.

O desempenho da economia dos EUA é acompanhado de perto pelo setor petrolífero porque o país é o maior consumidor mundial da commodity. Cerca de 25% de todo o petróleo mundial é consumido pelos americanos.

Ao contrário de ontem, quando fez o petróleo subir mais de 6%, o conflito entre israelenses e palestinos na faixa de Gaza não teve influência significativa nos negócios. Depois do quarto dia seguido de ataques, a pressão internacional por um cessar-fogo aumentou, o que trouxe alívio para o mercado petrolífero.

Israel e Gaza não são produtores de petróleo. Porém, se localizam muito próximos a grandes exportadores da commodity localizados no Oriente Médio, como Arábia Saudita, Iraque, Irã e Síria.


Fonte: Folha Online

Fonte: Folha Online

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA