ONS eleva previsão para crescimento da carga de energia a 1,5% em setembro
SÃO PAULO (Reuters) - O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) elevou sua estimativa para a carga de energia no Brasil em setembro, esperando agora um crescimento de 1,5% na base anual, ante 0,3% previstos na semana anterior, segundo boletim divulgado nesta sexta-feira.
Para as chuvas que devem chegar às hidrelétricas neste mês, o órgão revisou para baixo sua projeção para as usinas da região Sul (36% da média histórica, ante 42% estimados há uma semana), ao passo que elevou a expectativa para o Norte (49%, ante 47%) e fez ajustes menores para o Sudeste/Centro-Oeste (49%, ante 50%) e Nordeste (43%, ante 44%).
O ONS também estimou que o nível de reservatórios das hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste, principal subsistema para armazenamento de energia, alcançará 47,4% ao final de setembro, um pouco abaixo dos 48% previstos há uma semana.
Nesta semana, o governo aprovou no Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) novas medidas preventivas para fazer frente à seca no país e preservar mais capacidade dos reservatórios das hidrelétricas. Entre as ações, estão o acionamento de mais termelétricas a gás natural liquefeito (GNL) e a entrada de novas linhas de transmissão, para reforçar o escoamento de energia.
(Por Letícia Fucuchima)
0 comentário
S&P 500 e Dow Jones batem recordes em meio a fortes resultados de bancos
Ibovespa fecha em queda descolado de NY com fiscal em foco; Vale sobe
STOXX 600 atinge pico em uma semana com foco em estímulos da China e balanços
ONS reduz previsão para reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste a 39,4% ao final de outubro
Dólar sobe na contramão do exterior com aversão a risco acentuada no Brasil
S&P 500 e Dow sobem com impulso de balanços de grandes bancos