BCE deve esperar até dezembro para próximo corte de juros, diz Kazimir
FRANKFURT (Reuters) - O Banco Central Europeu deveria quase certamente esperar até dezembro para cortar novamente a taxa de juros para ter certeza de que não está cometendo um erro ao afrouxar a política monetária muito rapidamente, disse Peter Kazimir, membro do Conselho do BCE, nesta segunda-feira.
"É quase certo que precisaremos esperar até dezembro para termos uma visão mais clara antes de darmos o próximo passo", disse Kazimir em um post.
"Eu precisaria de uma mudança significativa, um sinal poderoso, com relação às perspectivas para considerar a possibilidade de defender outro corte em outubro", disse Kazimir, chefe do banco central da Eslováquia.
Kazimir argumentou que o BCE precisa ter certeza de que os próximos dados confirmem suas projeções, caso contrário as autoridades podem se arrepender de se apressar em cortar os custos dos empréstimos antes que a inflação seja derrotada de forma sustentável.
O BCE cortou os juros pela segunda vez este ano na quinta-feira passada e disse que espera que a inflação volte à sua meta de 2% em uma base duradoura até o final de 2025.
(Reportagem de Balazs Koranyi)
0 comentário
S&P 500 e Dow Jones batem recordes em meio a fortes resultados de bancos
Ibovespa fecha em queda descolado de NY com fiscal em foco; Vale sobe
STOXX 600 atinge pico em uma semana com foco em estímulos da China e balanços
ONS reduz previsão para reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste a 39,4% ao final de outubro
Dólar sobe na contramão do exterior com aversão a risco acentuada no Brasil
S&P 500 e Dow sobem com impulso de balanços de grandes bancos