Índices da China alcançam maiores ganhos diários desde 2008 com estímulo de Pequim

Publicado em 30/09/2024 07:31

XANGAI/CINGAPURA (Reuters) - Os índices acionários da China alcançaram seus maiores ganhos diários em 16 anos nesta segunda-feira, com as ações A registrando o maior volume de todos os tempos, à medida que investidores participaram de uma busca intensa por ativos de risco provocada pelas últimas medidas de estímulo de Pequim.

Muitos investidores, temendo perder a onda de ganhos antes do feriado de uma semana que começa na terça-feira, ajudaram o índice CSI300 a fechar com alta de 8,48%, elevando seu avanço em cinco dias para mais de 25% - o mais forte já registrado.

O índice SSEC, de Xangai, registrou um volume total de negócios de 1,17 trilhão de iuanes (166,84 bilhões de dólares) e subiu 8,06%.

Isso elevou seus ganhos em cinco dias desde a última terça-feira, quando Pequim começou a anunciar medidas de estímulo para deter a desaceleração da economia, para 21,4%, o maior valor desde 1996.

Esse também foi o melhor ganho percentual diário para ambos os índices desde 2008.

Os ganhos vertiginosos das ações chinesas têm sido resultado das medidas de estímulo mais agressivas desde a pandemia anunciadas por Pequim na semana passada - que vão desde cortes de taxas de juros até apoio fiscal - em uma tentativa de sustentar sua economia.

Em especial, para impulsionar as ações, o Banco do Povo da China também introduziu duas novas ferramentas para fortalecer o mercado de capitais, uma das quais inclui um programa de swap que permite que fundos, seguradoras e corretoras tenham acesso mais fácil a financiamento para comprar ações.

Além do impulso positivo, houve notícias no domingo de que o banco central da China dirá aos bancos para reduzirem as taxas de hipoteca para empréstimos imobiliários existentes antes de 31 de outubro, como parte de políticas abrangentes para apoiar o mercado imobiliário do país.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 4,8%, a 37.919 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 2,43%, a 21.133 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 8,06%, a 3.336 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 8,48%, a 4.017 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 2,13%, a 2.593 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 2,62%, a 22.224 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,33%, a 3.585 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,70%, a 8.269 pontos.

(Por redação de Xangai e Summer Zhen em Hong Kong)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar fecha no maior valor do ano e acumula alta de 9,15% na semana pós-eleição
Ibovespa tem pior semana desde a pandemia com ajustes pós-eleição
Taxas dos DIs encerram semana com altas acumuladas de mais de 250 pontos-base após vitória de Lula
Debate sobre ajuste fiscal esbarra em resistências de aliados de Lula na largada
Ações europeias recuam por preocupações com IA ao fim de melhor mês desde junho
Ibovespa recua com exterior reforçando ajuste negativo pós-eleição