Ações da China caem enquanto investidores aguardam detalhes sobre gastos fiscais

Publicado em 15/10/2024 07:31

CINGAPURA/XANGAI (Reuters) - As ações chinesas caíram acentuadamente nesta terça-feira depois de avanços que levaram os mercados a máximas de vários anos, enquanto os investidores esperam para ver a extensão e a velocidade das medidas de suporte do governo para a segunda maior economia do mundo.

No fechamento, o índice de Xangai teve queda de 2,53%, enquanto o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 2,66%. O índice Hang Seng, de Hong Kong, caiu 3,67%.

Os mercados chineses estão em alta desde o final de setembro, quando uma série de anúncios de medidas levou à especulação de que o governo estava finalmente falando sério sobre gastar dinheiro para salvar a meta de crescimento de 5% deste ano.

O índice CSI300, que subiu 20% desde o fechamento em 23 de setembro, tornou-se instável e incapaz de romper a resistência em torno da marca de 4.000 pontos.

No sábado, o Ministério das Finanças disse que aumentará os empréstimos, sem dizer quando ou em quanto. A falta de detalhes específicos tem perturbado os investidores, disse Kenny Ng, analista da China Everbright Securities International, especialmente porque os dados de inflação mais fracos do que o esperado apontam para uma demanda fraca dos consumidores.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,77%, a 39.910 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 3,67%, a 20.318 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 2,53%, a 3.201 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 2,66%, a 3.855 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,39%, a 2.633 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 1,38%, a 23.292 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,01%, a 3.595 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,79%, a 8.318 pontos.

(Reportagem de Tom Westbrook em Cingapura e redação de Xangai)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar fecha no maior valor do ano e acumula alta de 9,15% na semana pós-eleição
Ibovespa tem pior semana desde a pandemia com ajustes pós-eleição
Taxas dos DIs encerram semana com altas acumuladas de mais de 250 pontos-base após vitória de Lula
Debate sobre ajuste fiscal esbarra em resistências de aliados de Lula na largada
Ações europeias recuam por preocupações com IA ao fim de melhor mês desde junho
Ibovespa recua com exterior reforçando ajuste negativo pós-eleição