Ações fecham dia quase estáveis na Europa, mas caem na semana com balanços decepcionantes

Publicado em 25/10/2024 14:19

Por Paolo Laudani e Ankika Biswas e Johann M Cherian

(Reuters) - O principal índice de ações da Europa encerrou a sexta-feira quase estável, em uma sessão volátil, mas acumulou perdas semanais, conforme balanços corporativos fracos de empresas relacionadas ao setor automobilístico, como Mercedes-Benz e Valeo, além da fabricante de eletrodomésticos Electrolux, abalaram o humor dos investidores.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou com variação negativa de 0,03%, a 518,81 pontos, estável pelo segundo dia consecutivo, e registrou sua primeira perda semanal em três, com as ações do setor imobiliário entre as mais afetadas da semana.

Os papéis do setor automobilístico também encerraram a sessão com uma nota discreta, com a alemã Mercedes-Benz caindo 1%, depois que os lucros do terceiro trimestre da principal divisão de automóveis não atingiram as estimativas por uma ampla margem.

A Valeo agravou os problemas do setor, afundando 9,5%, depois que o fornecedor automotivo cortou sua orientação de vendas anuais pela segunda vez este ano.

A Electrolux caiu 14,6%, ficando na parte inferior do índice principal, depois de não atingir as expectativas de lucros do terceiro trimestre devido às contínuas perdas nos EUA e ao aumento da concorrência da China.

As ações têm enfrentado dificuldades ultimamente, conforme o STOXX 600 perde impulso depois de bater recordes várias vezes este ano, à medida que investidores avaliam balanços corporativos, a trajetória de corte das taxas de juros globais e as próximas eleições nos EUA.

"Mesmo que o crescimento deste ano seja ligeiramente negativo, acreditamos que o estado atual da economia é mais bem descrito como estagnação do que como recessão. O quadro geral é que a economia da Alemanha não cresceu por mais um ano e continua presa nos níveis anteriores à pandemia", escreveu Robin Winkler, economista-chefe do Deutsche Bank.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,25%, a 8.248,84 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,11%, a 19.463,59 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 teve variação negativa de 0,08%, a 7.497,54 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,22%, a 34.776,10 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,23%, a 11.812,50 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,34%, a 6.513,28 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde