Projeção do mercado para o IPCA em 2024 ultrapassa teto da meta, mostra Focus

Publicado em 28/10/2024 08:57

 

SÃO PAULO (Reuters) - Analistas consultados pelo Banco Central subiram pela quarta semana consecutiva sua projeção para a alta do IPCA neste ano, com a expectativa agora ultrapassando o teto da meta de inflação perseguida pelo Banco Central de 4,50%, de acordo com a pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira.

O levantamento, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, mostrou que a mediana das expectativas para a inflação ao consumidor no Brasil chegou a 4,55%, de 4,50% na semana anterior. Para 2025, houve um ligeiro aumento, com a projeção do IPCA marcando alta de 4,00%, de 3,99% anteriormente.

O centro da meta oficial para a inflação é de 3,00%, com uma banda de 1,5 ponto percentual permitida para cima ou para baixo.

A mudança na previsão ocorre na esteira da divulgação de dados do IPCA-15 na semana passada, que mostraram uma aceleração dos preços acima do esperado em outubro. A alta do índice foi de 0,54% no mês, de um avanço de 0,13% em setembro. Economistas consultados pela Reuters esperavam um aumento de 0,50%.

Nos 12 meses até outubro o IPCA-15 acumulou avanço de 4,47%, de 4,12% no mês anterior.

Contribuindo para o aumento das expectativas de inflação, também está o acirramento das preocupações do mercado com o equilíbrio das contas públicas, com investidores na espera de medidas prometidas pelo governo para cumprir as regras do arcabouço fiscal.

Em evento na sexta-feira, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, citou a piora das expectativas de inflação no Brasil e destacou que o dado do IPCA-15 veio pior que o esperado, destacando que o mercado está mais "cético" em relação ao quadro fiscal.

A pesquisa semanal com uma centena de economistas mostrou ainda um aumento na projeção para o PIB neste ano, agora com alta de 3,08%%, ante 3,05% há uma semana. Em 2025, a economia brasileira deve crescer 1,93%, mesma previsão da semana anterior.

Em relação à taxa Selic, foi mantida a expectativa tanto para o fim deste quanto do próximo, com a taxa básica de juros atingindo 11,75% em 2024 e 11,25% em 2025.

Para o mercado de câmbio, a previsão quanto ao preço do dólar ao fim deste ano subiu para 5,45 reais, de 5,42 reais há uma semana. Em 2025, a expectativa ficou estável em 5,40 reais.

(Por Fernando Cardoso)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St tem pouca movimentação com alta de rendimentos de títulos após dados do PIB
Produção manufatureira dos EUA fica inalterada em novembro
Ibovespa tem alta firme após IPCA-15 abaixo do esperado
BC e Moraes dizem que discutiram Lei Magnitsky, não mencionam Banco Master
Crescimento econômico dos EUA acelera no 3º trimestre
Dólar tem alta leve após IPCA-15 e com mercado à espera de entrevista de Bolsonaro