Senadores reagem a deputado francês que comparou carne do Brasil a lixo

Publicado em 27/11/2024 18:03

A Comissão de Agricultura do Senado (CRA) aprovou nesta nesta quarta-feira (27) uma moção de repúdio ao deputado francês Vincent Trébuchet, que comparou a carne brasileira a lixo durante uma sessão na Assembleia Nacional da França. O parlamentar criticava o acordo entre Mercosul e União Europeia (UE), rejeitado pelos legisladores franceses.

A declaração acontece em meio a outra polêmica envolvendo a França. Na semana passada, o CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, anunciou que a rede deixaria de vender carnes originárias do Mercosul. A fala foi mal recebida pelo setor produtivo brasileiro, que reagiu com um boicote à companhia francesa. Diante da repercussão, Bompard enviou na terça-feira (26) uma carta de desculpas ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

Durante a reunião do colegiado, o presidente da CRA, senador Alan Rick (União-AC) afirmou que a manifestação do deputado francês é “mais uma atitude que envergonha a França” e defendeu os produtores brasileiros.

— No momento em que se discute um acordo entre o Mercosul e a União Europeia para simplificar regras e reduzir custos do ponto de vista tributário, vemos um movimento lamentável, tanto do grupo Carrefour, que já voltou atrás, quanto da fala do deputado francês. O Brasil e seus produtores devem ser respeitados. O Código Florestal brasileiro é rigoroso e a agricultura respeita as regras ambientais — disse. 

Além de Alan Rick, que apresentou a moção de repúdio, outros senadores também se manifestaram, como Jaime Bagattoli (PL-RO). Ele afirmou que a declaração do deputado reflete o receio dos franceses em relação à competitividade dos produtos agrícolas brasileiros.

—  É inadmissível que falem isso da nossa produção bovina — apontou Bagattoli.

Senadores querem ouvir presidente do Carrefour e embaixador francês

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) decidiu na terça-feira (26) que vai convidar o presidente do Carrefour na França, Alexandre Bompard, a participar de uma audiência pública no Senado. Na semana passada, Bompard anunciou que o Carrefour não iria mais vender carnes de países do Mercosul na França, citando supostos riscos quanto à qualidade do produto. Nesta semana, a empresa francesa enviou um pedido de desculpas. A CAE também pretender convidar para essa audiência o embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain. A previsão é que o encontro seja promovido conjuntamente com a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).
 

Fonte: Agência Senado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global