Comissão de Educação do Senado debaterá 'viés político e ideológico' contra agronegócio em livros didáticos

Publicado em 27/11/2024 18:09

A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta terça-feira (26) requerimento para debater suposto viés político e ideológico presente em livros didáticos contra o agronegócio brasileiro. O REQ 106/2024 – CE foi apresentado pelos senadores Zequinha Marinho (Podemos-PA) e Astronauta Marcos Pontes (PL-SP). A data da audiência ainda não foi marcada. 

De acordo com Zequinha, esses livros promovem desinformação sobre o agronegócio para alunos de escolas públicas e privadas de todo o país.

— É preciso que a gente comece a tratar das causas e não dos efeitos, porque lá embaixo, no material didático, ao invés de a gente focar e melhorar a qualidade da nossa educação, há um desvirtuamento de tudo isso para cuidar de outros temas que, às vezes, a criança sequer tem noção. Pegar esse material escolar para formar militância política e levar ódio ou aversão a alguns setores econômicos não é o papel de uma escola — afirmou.

No requerimento, Zequinha pede que sejam convidados representantes dos Ministérios da Educação e da Agricultura e Pecuária, da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), da Fundação Instituto de Administração e da  ONG De Olho no Material Escolar.

Fonte: Agência Senado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global