Confiança dos investidores da zona do euro cai em dezembro para nível mais baixo em mais de um ano
FRANKFURT (Reuters) - A confiança dos investidores na zona do euro caiu em dezembro, atingindo o nível mais baixo em mais de um ano, mostrou uma pesquisa nesta segunda-feira, com a Alemanha permanecendo como um obstáculo para o bloco já que as eleições antecipadas de fevereiro não conseguiram inspirar confiança.
O índice Sentix para a zona do euro caiu para -17,5 em dezembro, de -12,8 em novembro, o nível mais baixo desde novembro de 2023 e uma queda maior do que a previsão de -13,5 feita por analistas consultados pela Reuters.
"Após o anúncio de novas eleições para o Bundestag alemão, não há clima de otimismo", disse a pesquisa, acrescentando que, com relação à principal economia da Europa, "a recessão continua onipresente".
A pesquisa com 1.148 investidores, realizada de 5 a 7 de dezembro, mostrou que as expectativas também caíram para -5,8 em dezembro, em comparação com -3,8 pontos do mês passado.
A pontuação da situação atual para a união monetária recuou para seu nível mais baixo em mais de dois anos, chegando a -28,5 em dezembro, em comparação com -21,5 em novembro.
A confiança dos investidores na Alemanha também caiu para -33,2 em dezembro, abaixo dos -29,8 em novembro, segundo a pesquisa.
(Reportagem de Christoph Steitz)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta com ajuda de Vale à espera de Trump
FPA: Veto presidencial aos FIIs e Fiagros na Reforma Tributária podem elevar juros e restringir crédito ao setor
Dólar fecha a R$6,0650 à espera de Trump; Haddad diz que divisa está "cara"
Dólar acima de R$5,70 é caro para os fundamentos do país, diz Haddad
Cientista político reforça desconhecimento do Governo Federal sobre importância do agronegócio nacional
Ações têm maior sequência de ganhos semanais na Europa em quase cinco meses