Região Sudeste: 63,4% das dívidas negativadas em julho foram pagas ou renegociadas por consumidores inadimplentes, revela Serasa Experian

Publicado em 27/12/2024 08:52
Destaque regional ficou com o Rio de Janeiro, que teve o maior percentual de pagamentos da região (67,3%)

Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, revelou que, do total de dívidas dos consumidores negativadas em julho no Sudeste do país, 63,4% foram renegociadas ou pagas em até 60 dias do mês de referência. Os dados mostraram ainda que o Rio de Janeiro teve a melhor performance da região (67,3%). Veja no gráfico a seguir as outras Unidades Federativas locais (UFs):

Na visão nacional, os dados revelaram que, do total de dívidas dos consumidores vencidas em julho no país, 63,0% foram regularizadas em até 60 dias da negativação, ocorrida no mês de referência, ou seja, até setembro. Os dados são do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil e mostram, ainda, que as contas cujo valores eram acima de R$ 10 mil foram as mais priorizadas no período (75,6%). Confira, nos gráficos a seguir, a evolução mês a mês e a visão por valor da dívida:

“Manter as contas em dia é um desafio, que se torna ainda maior devido ao elevado patamar da taxa de juros. Ainda assim, o esforço dos consumidores está em pagar as dívidas mais caras, que advêm, geralmente, de financiamentos de veículos e imóveis que podem ser perdidos diante da falta de pagamento. Por isso, há uma tendência de priorização desses itens”, explica a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack. 

O ranking dos setores das dívidas que os brasileiros priorizaram para quitação no período foram o de “Bancos e Cartões” (72,4%) e de “Utilities” (69,2%), que englobam contas básicas como água, energia e gás. Confira o levantamento completo da visão por segmentos no gráfico abaixo:

Idade da dívida: quanto mais recente uma conta, mais chances ela tem de ser quitada

As contas atrasadas em até 30 dias foram as mais regularizadas no período pelos consumidores inadimplentes (76,2%), sendo as menos contempladas aquelas com mais de um ano do vencimento (24,9%). Veja, na tabela abaixo, as informações completas deste recorte de idade das dívidas:

Sergipe liderou a recuperação de crédito no país

Na visão por Unidades Federativas (UFs), o indicador revelou que Sergipe liderou com a maior taxa de recuperação de crédito dos consumidores em até 60 dias após o vencimento, em julho (77,5%). O ranking dos principais estados seguiu com Paraíba (72,6%), Acre (71,4%), Rio de Janeiro (67,3%) e Ceará (67,1%). Veja o levantamento completo por estados:

Metodologia

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise

Fonte: Serasa Experian

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street sobe conforme dados mantêm expectativas de corte do Fed intactas
Ibovespa desaba com pré-candidatura de Flávio Bolsonaro revertendo começo de mês positivo
Dólar tem forte alta e atinge R$5,4346 após Flávio Bolsonaro ser apontado pelo pai como candidato
Bolsonaro diz a aliados que pretende lançar Flavio ao Planalto; dólar dispara
Poder360: Maduro quer brasileiros nas ruas “para apoiar a Venezuela”
Importação de diesel pelo Brasil no ano salta com menor oferta e consumo aquecido, diz StoneX