Ações da China e de Hong Kong sobem após telefonema entre Trump e Xi acalmar nervos

Publicado em 20/01/2025 07:33

HONG KONG (Reuters) - As ações da China e de Hong Kong subiram nesta segunda-feira uma vez que o telefonema entre o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e presidente chinês, Xi Jinping, aliviou algumas das tensões sino-americanas.

No fechamento, o índice de Xangai teve alta de 0,08%, enquanto o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,45%. O índice Hang Seng, de Hong Kong, subiu 1,75%.

O setor de tecnologia liderou os avanços offshore, com a plataforma de entrega de alimentos Meituan subindo 6,8% e a gigante do comércio eletrônico Alibaba avançando 6,1%.

O sentimento foi positivo nesta segunda-feira depois que Trump e Xi discutiram questões como TikTok, comércio e Taiwan em uma ligação telefônica na sexta-feira, enquanto Trump assume a Casa Branca novamente prometendo tarifas que podem aumentar as tensões entre as duas maiores economias do mundo.

"Isso envia um sinal positivo para os mercados, pelo menos eles ainda estão conversando", disse Jason Chan, estrategista sênior de investimentos do Bank of East Asia. "O mercado já precificou uma quantidade substancial de riscos depois que Trump ganhou a eleição, então há uma chance de uma reversão média no sentimento após o pessimismo excessivo."

Ainda assim, os investidores preveem que a volatilidade do mercado aumentará nos próximos dias, já que Trump deverá anunciar uma série de decretos nesta segunda, abrangendo segurança, deportações, questões tarifárias e outras promessas de campanha.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 1,17%, a 38.902 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 1,75%, a 19.925 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,08%, a 3.244 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,45%, a 3.829 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,14%, a 2.520 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,51%, a 23.266 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,07%, a 3.807 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,45%, a 8.347 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Comércio entre Colômbia e Equador cai com intensificação de guerra tarifária, dizem grupos empresariais
China diz que ONU deveria rever decisão sobre encerrar missão de paz no Líbano
Bolsonaro passa por cirurgia no ombro direito sem intercorrências, diz hospital
Casa Branca diz que hostilidade contra Irã se encerrou diante de prazo de autorização dos poderes de guerra
Síria depende do petróleo da Rússia apesar de estar se voltando para o Ocidente
Irã envia proposta de negociações com os EUA ao mediador Paquistão