Ibovespa recua, mas sustenta patamar dos 124 mil pontos

Publicado em 28/01/2025 11:51 e atualizado em 28/01/2025 13:22

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa recuava nesta terça-feira, mas ainda sustentando o patamar dos 124 mil pontos, depois de subir quase 2% no pregão anterior, enquanto os futuros acionários norte-americanos tentavam retomar fôlego após a liquidação da véspera.

Às 11h15, o Ibovespa, referência do mercado acionário brasileiro, caía 0,36%, a 124.412,91 pontos, tendo marcado 124.262,81 pontos na mínima e 124.880,76 pontos na máxima da sessão até o momento.

O volume financeiro somava 2,47 bilhões de reais.

O índice da bolsa paulista se descolou dos indicadores de Nova York na segunda-feira, quando o S&P 500 e o Nasdaq caíram em meio à "ameaça" de um modelo de inteligência artificial de baixo custo desenvolvido pela startup chinesa DeepSeek.

O presidente norte-americano, Donald Trump, também prometeu impor tarifas sobre as importações de cobre e alumínio dos Estados Unidos, o que, segundo analistas e participantes do setor, pode resultar em custos mais altos para os consumidores locais.

Para o analista de ativos Bruno Benassi, da Monte Bravo, o movimento do Ibovespa reflete, em parte, os receios em relação à fala de Trump e seus possíveis impactos no setor de commodities.

Ele também destacou a expectativa em torno das decisões sobre juros ao redor do mundo, incluindo o Federal Reserve, o Banco Central do Brasil e o Banco Central Europeu, na chamada "Super Quarta".

"O mercado também está um pouco nesse compasso de espera para isso", afirmou.

Já para a analista de renda variável Bruna Sene, da Rico, a baixa no dia aponta para uma "correção técnica dos movimentos vistos ontem", quando o índice fechou pela primeira vez no ano acima de 124 mil pontos.

O time de análise técnica do Itaú BBA também classificou o desempenho de segunda como uma "surpresa positiva", destacando que parece haver uma janela de oportunidades para operações de compra.

"Mas calma, ainda não é uma tendência de alta anunciada. Precisa fechar acima e se manter acima dos 125.400 pontos", afirmaram em relatório Diário do Grafista.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN ganhava 0,24%, com a força dos preços do petróleo no exterior, onde o barril de Brent tinha acréscimo de 1,36%. Na segunda-feira, reportagem da Folha de S.Paulo apontou que a presidente da estatal, Magda Chambriard, disse ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que a companhia deverá reajustar o preço do diesel nas próximas semanas. A Petrobras também divulgou na noite da véspera que sua produção total de óleo e gás natural alcançou 2,7 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed) em 2024.

- VALE ON mostrava declínio de 1%, antes da divulgação do seu relatório de produção e vendas do quarto trimestre, após o fechamento dos mercados. Na China, os mercados financeiros estarão fechados de 28 de janeiro a 4 de fevereiro devido ao feriado do Ano Novo Lunar.

- WEG ON subia 1,8%, em movimento de recuperação após a forte queda da véspera diante de incertezas sobre gastos necessários com a infraestrutura de inteligência artificial e receios envolvendo potenciais tarifas comerciais no México.

- IRB(RE) ON avançava 2,87%, no segundo pregão seguido positivo, acumulando na semana até agora valorização de quase 5%.

- HAPVIDA ON ganhava 1,26%, estendendo a alta da véspera em meio à convocação de assembleia de acionistas para 18 de fevereiro a fim de incluir uma "poison pill" em seu estatuto. Analistas do BTG Pactual disseram em relatório que a medida parece "amplamente defensiva, considerando a forte venda das ações e o momento operacional desafiador da empresa", acrescentando que o movimento deve proteger minoritários e preservar os interesses dos acionistas controladores.

- BRADESCO PN caía 0,86%, ITAÚ UNIBANCO PN perdia 0,6%, BANCO DO BRASIL ON recuava 0,9% e SANTANDER BRASIL UNIT desvalorizava-se 0,6%, em sessão negativa para bancos do Ibovespa.

(Reportagem de Patricia Vilas Boas)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Comércio entre Colômbia e Equador cai com intensificação de guerra tarifária, dizem grupos empresariais
China diz que ONU deveria rever decisão sobre encerrar missão de paz no Líbano
Bolsonaro passa por cirurgia no ombro direito sem intercorrências, diz hospital
Casa Branca diz que hostilidade contra Irã se encerrou diante de prazo de autorização dos poderes de guerra
Síria depende do petróleo da Rússia apesar de estar se voltando para o Ocidente
Irã envia proposta de negociações com os EUA ao mediador Paquistão