Safras eleva estimativa para colheita de soja 2024/25 do Brasil

Publicado em 07/02/2025 12:50 e atualizado em 07/02/2025 14:08

 

SÃO PAULO (Reuters) - A produção de soja 2024/25 do Brasil deve atingir um recorde de 174,88 milhões de toneladas, informou a consultoria Safras & Mercado nesta sexta-feira, elevando em 0,67% sua previsão em relação ao número de janeiro.

O volume seria 14,8% maior do que na temporada anterior, quando os agricultores lidaram com condições climáticas adversas.

"O principal motivo das revisões foi o quadro climático atual, além do andamento, ainda que lento, da colheita", disse o analista de Safras, Rafael Silveira.

Segundo ele, no centro do país, apesar das fortes chuvas, o potencial produtivo das lavouras continua elevado, resultando em uma revisão positiva.

Por outro lado, a Safras revisou para baixo a colheita do Rio Grande do Sul, com perdas superiores a 2 milhões de toneladas devido ao clima quente e seco.

A Safras também estimou as vendas antecipadas da safra de soja 2024/25 do Brasil em 39,4%, acima dos 31,9% vistos no mesmo período do ano passado, mas abaixo da média de cinco anos de 43,2% para o período.

No relatório anterior, com dados de 10 de janeiro, o número de vendas era de 35%.

(Reportagem de Isabel Teles e Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem semana de recuperação e volta a flertar com 161 mil pontos
Wall Street cai; temores de bolha de IA e inflação afastam investidores
Governo dos EUA retira Moraes e esposa de lista de sancionados pela Magnitsky
Dólar termina sessão estável ante o real e acumula baixa de 0,40% na semana
Taxas dos DIs cedem em dia de maior acomodação no cenário político e dados de serviços
Alckmin critica nível dos juros no país e diz que já há condição para Selic cair