Indiana BPCL assina acordo para importar até 6 mi barris de petróleo da Petrobras

Publicado em 12/02/2025 12:40

 

Por Sethuraman N R e Nidhi Verma

(Reuters) - A indiana Bharat Petroleum Corp (BPCL) assinou um contrato com a Petrobras para importações de até 6 milhões de barris de petróleo a partir de 2025, anunciaram as empresas nesta quarta-feira.

"Estamos diversificando nossas fontes de petróleo bruto e atualmente processamos petróleo de 21 países. Nosso objetivo é mitigar os riscos geopolíticos", disse o presidente do conselho da BPCL, G Krishnakumar, na conferência India Energy Week, onde o acordo foi assinado com executivos da Petrobras.

A expectativa é de que o contrato, na modalidade "framework" (flexível para ambas as partes), possa aumentar a participação da Índia nas exportações de petróleo da estatal brasileira, que hoje é de 4%.

"Estamos sempre buscando clientes que valorizam a qualidade do petróleo exportado pela companhia", afirmou o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser, em nota.

A Índia é o terceiro maior importador de petróleo do mundo e teve cerca de 85% de sua demanda suprida por compras externas no ano passado, apontou a Petrobras.

A companhia acrescentou ainda que o contrato representa um passo importante para fortalecimento das relações comerciais com o segmento de refino estatal na Índia.

(Reportagem de Yagnoseni Das em Bengaluru e Nidhi Verma; reportagem adicional de Letícia Fucuchima)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde