Trump ignora os planos da UE para restrições de importação de alimentos em ação de reciprocidade

Publicado em 17/02/2025 07:36

WEST PALM BEACH, Flórida, 16 de fevereiro (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, minimizou no domingo a suposta iniciativa da União Europeia de bloquear as importações de soja dos EUA e outros alimentos produzidos com padrões diferentes, alertando que tal medida só prejudicaria a própria Europa.

Trump, falando com repórteres após uma rápida viagem a Daytona Beach para a corrida de carros Daytona 500, disse que os EUA estavam mantendo seus planos de começar a implementar tarifas recíprocas .

"Está tudo bem. Não me importo. Deixe-os fazer isso. Deixe-os fazer isso. Eles só estão se machucando se fizerem isso", disse ele.

O Financial Times informou no domingo que a Comissão Europeia concordaria na próxima semana em explorar limites rígidos de importação de certos alimentos produzidos com padrões diferentes, em um esforço para proteger seus agricultores, ecoando a política comercial recíproca de Trump.

Os primeiros alvos podem incluir culturas dos EUA, como soja, cultivada com pesticidas que os agricultores da UE não estão autorizados a usar, disse o relatório, citando três autoridades que não foram identificadas.

Questionado sobre o relatório anteriormente, um funcionário da Casa Branca disse que Trump estava lutando por um comércio justo e recíproco e que defenderia os agricultores americanos.

"Continuaremos buscando abrir mercados em todo o mundo para produtos americanos de alta qualidade", disse a autoridade.

As tensões estão altas entre os EUA e a UE após a decisão de Trump de impor tarifas de 25% sobre aço e alumínio a partir de 12 de março; tarifas recíprocas a partir de abril; e tarifas separadas sobre carros, produtos farmacêuticos e chips semicondutores.

Todas essas tarifas seriam acumuladas umas sobre as outras, disseram autoridades americanas.

O comissário europeu de Comércio, Maros Sefcovic, deve viajar para Washington na segunda-feira para reuniões com autoridades americanas sobre a nova política comercial, informou a Comissão Europeia.

Sefcovic, que teve uma primeira ligação telefônica com colegas dos EUA na semana passada, deve falar no think tank American Enterprise Institute, que é estreitamente alinhado ao Partido Republicano de Trump, na quarta-feira.


Reportagem de Andrea Shalal em West Palm Beach, Flórida, e Nilutpal Timsina em Bengaluru; Edição de William Mallard, Lisa Shumaker e Marguerita Choy

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global