ONS eleva projeção de crescimento da carga de energia no Brasil a 6,5% em fevereiro

Publicado em 21/02/2025 11:34 e atualizado em 21/02/2025 12:11

SÃO PAULO (Reuters) - O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) voltou a elevar sua projeção para a carga de energia no Brasil em fevereiro, projetando agora alta de 6,5% em relação a igual mês do ano passado, a 88.670 megawatts (MW) médios, ante aumento de 5,8% previsto na semana anterior.

O calor intenso em várias partes do país neste mês tem levado a recordes de carga instantânea no sistema elétrico. Nesta semana, o subsistema Sudeste/Centro-Oeste, que consome a maior parte da energia produzida no país, alcançou recorde de demanda máxima, a 54.599 MW médios, em meio a temperaturas acima da média para o período nos Estados do Sudeste, disse o ONS.

Em boletim nesta sexta-feira, o órgão também fez ajustes nas projeções de chuvas que devem chegar às usinas hidrelétricas em fevereiro, com aumentos no Sudeste/Centro-Oeste (85% da média histórica, ante 84% na semana anterior), Sul (86%, ante 81%) e Norte (112%, ante 111%) e redução no Nordeste (87%, ante 90%).

Já o nível dos reservatórios de hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste, principal região para armazenamento das usinas, foi visto em 69,7% ao final de fevereiro, ante 70,5% esperados há uma semana.

(Por Letícia Fucuchima)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump diz que mais 100 milhões de barris de petróleo estão sendo levados da Venezuela para os EUA
Quando operação dos EUA for concluída, Irã não terá armas contra EUA e Israel, diz Trump
Trump diz que EUA abrem mão de certas sanções relacionadas ao petróleo para garantir fornecimento
Wall St fecha em alta com esperança em resolução da guerra no Irã compensando temores de inflação
Putin compartilha com Trump propostas para encerrar a guerra no Irã em telefonema
Dólar cai abaixo dos R$5,17 após Trump citar guerra "praticamente concluída"