Confiança do consumidor dos EUA recua em fevereiro com preocupações sobre tarifas

Publicado em 21/02/2025 12:31 e atualizado em 21/02/2025 13:21

 

(Reuters) - A confiança dos consumidores dos Estados Unidos caiu mais do que o esperado em fevereiro, atingindo o menor nível em 15 meses, enquanto as expectativas de inflação dispararam, uma vez que as famílias temem que os planos tarifários do presidente Donald Trump possam afetar seu poder de compra.

A Universidade de Michigan informou nesta sexta-feira que seu índice de confiança do consumidor caiu para 64,7, ante a leitura final de janeiro de 71,7.

O número -- o mais baixo desde novembro de 2023 -- foi menor do que a leitura preliminar de 67,8, que também era a expectativa de consenso entre economistas consultados pela Reuters.

Enquanto isso, as famílias passaram a ver a inflação no próximo ano subir para 4,3% - a maior desde novembro de 2023 - de 3,3% no mês passado. Esse valor ficou inalterado em relação à leitura preliminar de duas semanas atrás.

Nos próximos cinco anos, as famílias consideram que a inflação será de 3,5% - a maior desde 1995 - em comparação com 3,2% em janeiro. Esse valor foi maior do que a leitura preliminar de 3,3% de duas semanas atrás.

(Por Dan Burns)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar tem alta leve após IPCA-15 e com mercado à espera de entrevista de Bolsonaro
IPCA-15 sobe 0,25% em dezembro, diz IBGE
Trump diz que seria "inteligente" Maduro deixar poder na Venezuela
Minério de ferro cai com manutenções em usinas e aumento de estoques em portos chineses
China se compromete a intensificar renovação urbana e estabilizar mercado imobiliário em 2026
Crescimento econômico dos EUA deve ter permanecido forte no 3º trimestre