Minério de ferro de Dalian cai por preocupações com demanda da China
PEQUIM (Reuters) - Os contratos futuros do minério de ferro de Dalian caíram pela quarta sessão consecutiva nesta quinta-feira, pressionados por preocupações persistentes sobre a demanda da China pelo principal ingrediente da fabricação de aço com a escalada da guerra comercial global.
O contrato de maio do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China fechou em queda de 0,5%, a 762 iuanes a tonelada, depois de atingir no início da sessão o valor mais baixo desde 10 de janeiro.
O minério de ferro de referência para abril na Bolsa de Cingapura subiu 0,4%, para US$100,6 a tonelada.
"A demanda de aço no setor imobiliário e nas exportações em 2025 deve diminuir 10% e 4% a 5%, respectivamente", disse o Citi, citando um trader de aço.
"A demanda total de aço da China este ano pode diminuir de 5% a 6%, parcialmente compensada pela melhor demanda dos setores de eletrodomésticos e automotivo."
A União Europeia apertará as cotas de importação de aço para reduzir os influxos em mais 15% a partir de abril, disse uma autoridade sênior da UE na quarta-feira, em medida que visa evitar que aço barato inunde o mercado europeu depois que os EUA impuseram novas tarifas.
Essa é a mais recente de uma série de medidas adotadas por países e regiões para proteger seus mercados locais, o que pode reduzir as exportações de aço da China este ano, pressionando os preços e diminuindo o apetite por matérias-primas.
A fraqueza dos preços do minério de ferro persistiu apesar de a Mineral Resources ter anunciado na quarta-feira que havia suspendido temporariamente o transporte de minério no projeto Onslow Iron na Austrália Ocidental, após um acidente com um trem na segunda-feira.
(Reportagem de Amy Lv e Naveen Thukral)
0 comentário

Dólar cai 1% antes do feriado com esperança de acordo entre EUA e China

Ibovespa fecha em alta puxado por Petrobras

Inflação desacelera para todas as faixas de renda em março

ONS projeta queda mais acentuada da carga de energia no Brasil em abril

Sexta-feira Santa e Tiradentes na estrada: escolha pelo etanol traz economia de 30%, afirma Edenred Ticket log

Trump: Teremos um acordo comercial com a China